Voltar

Beja revive a tradição milenar das Maias a 5 e 6 de maio

Beja revive a tradição milenar das Maias a 5 e 6 de maio


A festa das Maias regressa a Beja, em 2017, nos dias 5 e 6 de maio. As Portas de Mértola voltam a ser o palco da festa das Maias, que no dia 5 é das escolas e que no dia 6 é dos avós, dos netos e dos pais. Esta é uma iniciativa da responsabilidade da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja (adpBeja).

Recorde-se que a festa das Maias foi sempre mantida em regiões cuja atividade económica se baseava na agricultura. São festas da ruralidade e talvez por esta razão Beja soube manter durante mais de 2.000 anos esta velha tradição romana. Hoje, substituem-se as sacerdotisas por crianças, em que se costuma pedir "um tostãozinho para a Maia que não tem saia", continuando a trajar de branco, a cor da pureza, colorida com as flores silvestres.

Florival Baiôa, presidente da adpBeja, frisa que esta é uma festa enraizada nas famílias da cidade e que este é um património inigualável que é preciso preservar.

No dia 5 de maio, nas Portas de Mértola de Beja, é o dia das escolas e as crianças sobem às ruas do centro histórico para mostrarem a beleza do seu trabalho escolar e coletivo. No dia 6 de maio, no mesmo local, é o dia dos avós, dos pais e dos netos, numa festa, com muita música, alegria, cor e sorrisos.

Os parceiros da adpBeja nesta realização são a Câmara Municipal, as uniões de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista e de Santa Maria da Feira e Salvador, assim como diversos órgãos de comunicação social, que apoiam na divulgação.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.