Voltar

Cultura

Beja, Serpa e Odemira com propostas culturais para hoje e fim de semana

Cultura

Beja, Serpa e Odemira com propostas culturais para hoje e fim de semana

Beja sugere uma conferência sobre a Casa de Ficalho e outra de ciência, assim como uma peça de teatro, no Festival das Marias. Serpa recebe apresentação de um livro e em Odemira começa o Festival do Improviso.


Em Beja, às 21h30, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, há uma conferência sobre “A Casa de Ficalho”, para falar acerca dos “critérios de gestão de um grande domínio fundiário do Sul, no final do século XIX”. A convidada é Ana Nabais e a sessão está integrada no ciclo de conferências “Terra e Paisagens no Sul”.

Também na capital de distrito, mas na Biblioteca Municipal, pode ficar a saber mais, nesta sexta-feira, sobre “A Teoria da Relatividade de Einstein - do big bang aos buracos negros”, com Paulo Crawford, físico teórico, a partir das 21h00. Uma sessão inserida no ciclo deste espaço cultural da cidade dedicado às matérias de ciência.

O Festival das Marias, da Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC), em parceria com a Lendias d’Encantar, sugere para as 21h00, para o Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, a peça de teatro “Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa”, pela Companhia Cassandra.

O título desta peça “é roubado clandestinamente a um texto do livro «Novas Cartas Portuguesas» e dá o mote para este espetáculo. Partimos da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança. É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer”, lê-se na sinopse do espetáculo.

Serpa recebe, na Biblioteca Municipal, às 15h00, a apresentação do livro de Joaquim de Matos Pinheiro, “Apontamentos sobre o abade Corrêa”, numa organização da Câmara Municipal.

“Quando o absolutismo régio cedeu o passo às ideias liberais e os românticos pontificaram na literatura, na ciência e na cultura europeias, José Francisco Correia da Serra (Serpa/1750 – Caldas da Rainha/1822), mais conhecido como Abade Corrêa nos círculos culturais internacionais da sua época, surgiu como uma personalidade científica e política eminente, que se afirmou entre o último quartel do século XVIII e o primeiro do século XIX.

Fundador, com o Duque de Lafões, da Real Academia das Ciências de Lisboa, foi amigo, entre outros, do Marquês de Lafaiette e do presidente norte-americano Thomas Jefferson, em cuja casa de Monticello (Virgínia) existe até hoje o quarto do Abade, decorado como o era à época, e que acolhia o cientista português durante as suas estadias na América.

No livro “Apontamentos sobre o Abade Corrêa” Joaquim de Matos Pinheiro reúne artigos, crónicas, conferências e outros escritos por si produzidos ao longo de seis décadas, nos quais a vida e a obra de Correia da Serra é passada em revista de maneira cativante e, por vezes, inesperada.” Informação disponibilizada sobre a organização.

Amanhã, sábado, dia 22, é feito, também em Serpa, um workshop de fotografia com smartphone. Esta oficina de formação pretende "auxiliá-lo na captação de uma melhor imagem fotográfica bem como promover um maior conhecimento de algumas ferramentas disponíveis no seu smartphone."

O formador será o fotógrafo Fabrice Ziegler. O espaço VOL, no Largo 5 de outubro, N.º 7, Serpa, recebe a iniciativa, 10h00 às 17h00, que tem inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

O concelho de Odemira recebe até domingo, o Festival de Improviso "Vozes de Mestre", promovido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras.

Vários concertos e conversas sobre os cantares ao desafio fazem parte do programa, que será desenvolvido em São Teotónio (dia 21), São Martinho das Amoreiras (dia 22) e Amoreiras-Gare (dia 23), sempre com entradas gratuitas.

O primeiro momento do festival acontece a 21 de outubro, a partir das 21h30, na Sociedade Recreativa São Teotoniense, em São Teotónio, com a atuação dos Alunos de Viola Campaniça da Turma da Oficina de Daniel Luz e o concerto “Cantares ao Desafio” com as tradições do Minho, Açores, Madeira, Nordeste Brasileiro e Alentejo.

O segundo dia do Festival, sábado, dia 22, decorrerá a partir das 14h30 horas, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras, com a apresentação dos grupos e artistas convidados em representação da várias formas de Cantares ao Desafio das várias regiões e a mesa redonda dedicada ao tema “Como salvaguardar os Cantares ao Desafio?”, seguindo-se um momento de Canto ao Baldão. Pelas 21h30, terá início a atuação dos alunos do Centro de Valorização da Vila Campaniça e o concerto “Cantares ao Desafio”.

No domingo, dia 23, será a vez de Amoreiras-Gare receber o Festival do Improviso, no Centro Social, com uma Mesa Redonda a partir das 14h30, seguindo-se o Concerto “Vozes de Mestres”, com a participação dos vários artistas participantes.

Com este Festival de Improviso "Vozes de Mestre", a organização visa contribuir a salvaguarda destes cantares, enaltecendo e promovendo o cante ao despique e baldão, duas modalidades de cantares ao desafio que fazem parte das raízes culturais da região, a par da viola campaniça.

O Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, é palco hoje, dia 21, do concerto de apresentação do álbum “Sonho Artístico”, de Eurico Silva, a partir das 21h30.

O músico odemirense estudou teoria musical, participou em coros e em projetos de grandes nomes da música portuguesa, como Luís Represas, João Gil ou Vitorino. Neste espetáculo, que conta com o apoio do Município de Odemira, Eurico Silva apresenta o seu mais recente trabalho “Sonho Artístico”, acompanhado pelos músicos Bruno Filipe (Teclas), Joana Veiga (Back Vocal), Júnior Moriz (Violino), João Ferreira (produção e bateria), Henrique Pacheco (Baixo).


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.