Voltar

Saúde

Bejenses “preocupados” e “atentos” às questões do covid – 19

Saúde

Bejenses “preocupados” e “atentos” às questões do covid – 19


Nestes dias, em que o covid – 19 tem sido assunto recorrente, a Voz da Planície voltou a sair à rua para saber se esta é uma matéria que está a preocupar as pessoas e que cuidados estão a tomar para prevenirem o contágio. Todos os inquiridos mostraram estar preocupados e atentos ao que se passa e a ter cuidados redobrados com as questões da higiene das mãos e comportamentos sociais.

O Alentejo não tem, até à data, nenhum caso de infeção por covid- 19 e nalguns depoimentos, que foram recolhidos na cidade de Beja, a Voz da Planície ouviu pessoas a referir que “a comunicação social está a provocar o pânico” e que a “propagação tem a ver, sobretudo com a falta de cuidados individuais de higiene”. Também ouviu dois jovens que estão a “evitar comportamentos sociais de risco”, como frequentar locais com muitas pessoas.

As pessoas que trabalham no atendimento ao público estão “preocupadas”, mas dizem, igualmente, que as suas atividades profissionais “têm de prosseguir” e que as medidas de prevenção utilizadas têm a ver, essencialmente, “com a higiene das mãos”. Existe, ainda, uma forte consciência no que se refere aos comportamentos sociais, nomeadamente “o não tossir, nem espirrar para o ar ou para a mão, mas sim para o braço”.

Os mais velhos foram chamados a dar a sua opinião sobre a situação que se está a viver e alguns disseram estar a tomar medidas, relacionadas com a “lavagem das mãos” e a “evitar aglomerados, para prevenir o contágio”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, ontem, o surto de covid-19 como pandemia. O último balanço dá conta de 78 casos confirmados em Portugal. Pelo mundo, os mortos ultrapassam as 4 mil pessoas e infetadas estão mais de 118 mil.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.