Voltar

Biblioteca de Moura promove "Rede de Afectos"

Biblioteca de Moura promove "Rede de Afectos"


A Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, de Moura, está na rua, com o projecto intitulado "Rede de Afectos".

Trata-se de uma iniciativa de intervenção social que tem como objectivo diminuir o isolamento social dos idosos e tomar medidas no combate à solidão.

Esta "Rede de Afectos" é feita porta-a-porta, no domicílio da população idosa, não institucionalizada, dos que vivem sozinhos, e visa desenvolver a convivência pessoal e social do idoso através de um programa de actividades diversificadas.

A primeira iniciativa é a biblioterapia, um exercício que se baseia no encontro entre o ouvinte, neste caso, a pessoa idosa e o leitor, técnico do projecto, onde são utilizados textos curtos, como contos, crónicas e poesias que ao serem lidos desempenham um papel terapêutico e proporcionam o diálogo entre os participantes, ao mesmo tempo que os ajuda a atingir o bem-estar.

A segunda actividade, a recolha do património oral, baseia-se na recolha de histórias reais de vida do idoso, das suas vivências, das suas dificuldades, das suas lutas, assim como, o registo de contos, provérbios, lenga-lengas, rezas. Segundo a autarquia de Moura, o registo de histórias e tradições que fazem parte da herança cultural do concelho e a consequente divulgação dos hábitos de outras gerações é uma mais-valiapara as gerações vindouras. O objectivo é editar posteriormente um livro com histórias das gentes de Moura visando a preservação da memória colectiva da cidade e fortalecer a identidade histórico-cultural, patrimonial e social do concelho.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.