Voltar

Ambiente

Bombeiros levam água a quatro concelhos do distrito

Ambiente

Bombeiros levam água a quatro concelhos do distrito

Ferreira do Alentejo, Moura e Odemira com localidades onde a água só chega por autotanques, com a ajuda de bombeiros e autarquias. Os “soldados da paz” estão, também, a “dar de beber” aos animais, no concelho de Serpa, revela o presidente da Federação Distrital de Bombeiros.

“Num distrito, como o de Beja, com um período de seca prolongado, se não fosse o Alqueva, que também fornece água para consumo humano, a situação seria ainda mais dramática”, salientou Domingos Fabela à Voz da Planície.

Embora “esta não seja uma situação nova” é “preocupante”. E são “os bombeiros que conseguem valer às populações, para terem água para consumo e uso doméstico. Prestam este serviço de forma solidária e em articulação com as câmaras municipais”, sublinhou o presidente da Federação Distrital.

Odivelas e Alfundão, no concelho de Ferreira do Alentejo. Póvoa de São Miguel, no de Moura e Nave Redonda e Monte da Estrada, em Odemira, são as localidades dependentes deste serviço para terem água nas torneiras. Os abastecimentos são feitos diariamente e podem chegar aos 60 mil litros.

Mas os “soldados da paz” estão a fornecer água, igualmente, a pedido, para a pecuária. Há explorações no concelho de Serpa que estão a solicitar aos bombeiros ajuda para «matar a sede» aos animais e este é outro aspeto onde já se vive uma situação alarmante”, frisa Domingos Fabela.

Neste contexto, já são muitas as entidades a apelar ao consumo racional de água. Destacamos os apelos dos municípios onde as situações de abastecimento, nalgumas localidades, têm de ser feitas por autotanques.

E a campanha de sensibilização, anunciada publicamente pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática e no terreno desde ontem, com o nome: Fecha a Torneira. Uma iniciativa do Grupo Águas de Portugal e da Agência Portuguesa do Ambiente, com o apoio do Fundo Ambiental e o parceiro Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). O apelo vai para a redução de consumos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.