Voltar

Ambiente

Calor aumenta em Beja até domingo, 6. Deixamos conselhos para se proteger

Ambiente

Calor aumenta em Beja até domingo, 6. Deixamos conselhos para se proteger

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir desta sexta-feira, 4, sob aviso amarelo por causa do calor e alguns evoluem para laranja no fim de semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Beja está entre os distritos onde as temperaturas vão aumentar, podendo chegar aos 42 graus no domingo, 6. Siga os conselhos da médica de saúde pública, Sara Duarte, e proteja-se do calor.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo - o menos grave de uma escala de três - estará ativo a partir das 12h00 desta sexta-feira, 4, em Beja, Faro, Setúbal e Lisboa, evoluindo para laranja - o segundo mais grave -  em Setúbal e Lisboa a partir de sábado, 5, prolongando-se pelo menos até à meia noite de domingo, 6.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (C), na Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real, e os 19ºC em Faro. 

No que se refere às temperaturas máximas, no distrito de Beja, segundo o IPMA, podem atingir no sábado, 5, os 38 graus e no domingo, 6, os 42 graus.

Há um conjunto de cuidados a ter para se proteger dos chamados “golpes de calor”. A médica de saúde pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Sara Duarte, recorda, na Voz da Planície, o que se deve fazer, pedindo atenção redobrada com crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.

Por causa do tempo quente, pois estão previstas para os próximos dias temperaturas acima dos 40 graus no distrito de Beja, a médica Sara Duarte lembrou a recomendação de "especial atenção aos mais vulneráveis ao calor", aconselha que "os doentes crónicos, ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas, sigam as orientações do médico assistente ou da linha SNS24" e sugere "o contacto e acompanhamento de idosos, e outras pessoas, que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco".

Recomenda, igualmente, a médica de saúde pública, Sara Duarte, cuidados especiais, como "evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30, a cada duas horas, e após banhos de praia e piscina."


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.