Voltar

Saúde

"Uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de saúde psicológica"

Saúde

"Uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de saúde psicológica"


A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola e, neste sentido, em 2017, foi lançada a Campanha EscolaSaudávelMente. Hoje damos a conhecer a plataforma ligada a esta iniciativa, que promove a saúde psicológica escolar através da divulgação de diversos conteúdos. 

“A aposta na promoção da saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos”, é o que se pode ler na plataforma EscolaSaudavélMente. Neste website existe conteúdo direcionado para pais, para filhos, para diretores e também para psicólogos escolares. 

O que é saúde psicológica escolar? 

A saúde psicológica “é uma parte integral da saúde do ser humano”, definida pela OMS como um “estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial”. Quanto aos jovens e crianças, a saúde psicológica permite-lhes desenvolverem-se psicologicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente; desenvolverem relações interpessoais saudáveis; desfrutarem da sua própria companhia, serem empáticas; brincarem e aprenderem, desenvolverem o sentido do certo e errado e ainda, resolverem problemas e dificuldades, aprendendo com os erros. 

A Escola SaudávelMente, destaca que “a prevalência dos problemas de Saúde Psicológica entre as crianças e os adolescentes tem aumentado nos últimos anos, sendo que uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de Saúde Psicológica.” 

Para um escola ser “SaudávelMente” deve assegurar que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial, cognitivo, social e emocional, assim como, aposta na prevenção e intervenção nos problemas de saúde psicológica. A escola deve ser tanto um espaço saudável para professores e auxiliares, como também um espaço seguro para os alunos estudarem, brincarem e crescerem.  

Uma Escola SaudávelMente preocupa-se com o bem-estar de todos os intervenientes do espaço escolar e não somente com os alunos, desde professores, a auxiliares e educadores. Deve também ter em funcionamento uma política de Saúde Psicológica Escolar, integrada e coerente, uma visão abrangente do desenvolvimento, bem como uma abordagem centrada na colaboração com a família e a comunidade, adaptada às necessidades de todos. 

Conheça os conteúdos promovidos pela Escola SaudávelMente, da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que tem como propósito a promoção da saúde psicológica em meio escolar. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.