Voltar

Política

Candidatos da CDU exigem “acessibilidades dignas para o distrito”

Política

Candidatos da CDU exigem “acessibilidades dignas para o distrito”


Os cabeças de lista da CDU, nas autárquicas 2021, às câmaras municipais no distrito de Beja denunciam, e criticam, “a estagnação/paragem do triângulo das acessibilidades estruturantes no distrito de Beja; IP8 – Ferrovia – Aeroporto”. Recorda, o comunicado, que António Costa esteve em Beja e que nada disse sobre estas matérias, dando para perceber que a “região não está nas prioridades do Governo PS”.

No documento é referido que “a estagnação/paragem” daqueles projetos estruturantes “são parte da responsabilidade sobre a falta de atratividade e quebra das espectativas que levam ao despovoamento, perdendo a nossa região três a quatro pessoas por dia nos últimos anos sucessivamente.” Potencialidades, é acrescentado, “indispensáveis há décadas” e que têm sido “desaproveitadas”.

“IP8 inacabado e sem uma garantia de que será respeitado o projeto inicial”, ou seja a ligação “a Sines e a Vila Verde de Ficalho. O seu estado atual é de um verdadeiro «caminho de cabras» com uma degradação permanente, vergonha para a região. Outras acessibilidades regionais estão igualmente em muito mau estado.”

“Um aeroporto sem aviões e sem um modelo ou sequer proposta relativamente ao seu futuro, não passando, atualmente, de um pequeno parque de estacionamento de algumas aeronaves e pouco mais.

“Uma linha férrea e composições completamente ultrapassadas, tendo-se perdido a ligação direta a Lisboa há anos. Um serviço cheio de problemas e situações caricatas no percurso entre Beja e Casa Branca. Sobra a ligação ao Algarve e nada é dito”, factos que levam à perda de utentes que “optam por outras alternativas”.

Trata-se do “triângulo do nosso enorme descontentamento e responsabilidade dos governos quer do PS quer do PSD/CDS que, em nada contribuíram para alterar até hoje esta realidade”, é relevado, também, no documento, lembrando que António Costa esteve em Beja e que nada disse sobre os problemas da região. Situação que leva os candidatos da CDU, que subscrevem o comunicado, a dizerem que é “legitimo ficarmos ainda mais apreensivos sobre para quando decisões concretas”, assim como considerar que a “região não é uma prioridade para o Governo do PS”. Prometem que vão “lutar sem tréguas” pela “resolução destas situações” e exigir a sua “concretização junto deste ou outro Governo”.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.