Voltar

Atualidade

Canis municipais e associações continuam a aumentar recolhas

Atualidade

Canis municipais e associações continuam a aumentar recolhas

Os centros de recolha oficial e as associações de bem-estar animal do distrito de Beja têm vindo a registar um aumento do número de animais de companhia abandonados, atingindo, avança o Diário do Alentejo na sua última edição.

Uma das formas de “acabar com o abandono”, segundo o que pode ler na reportagem, é a “esterilização obrigatória para a maioria dos animais de companhia, de forma a evitar “o nascimento de ninhadas indesejadas” e “reforçar a fiscalização para se identificar animais não identificados eletronicamente e continuar a penalizar criminalmente os maus tratos animais, onde se inclui o abandono”.

Os dados avançados no Relatório Anual de Atividade dos Centro de Recolha Oficial (CRO) de 2021 indicam que “os canis municipais recolheram, em 2021, mais de 43 mil animais, errantes ou vadios, abandonados, vítima de maus tratos ou agressor, mais 39 por cento do que em 2020, representando, assim, o número mais elevado desde que existem registos”.

O documento, recentemente divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), diz ainda que em 2021 houve um aumento do número de animais adotados e esterilizados nos centros de recolha oficial do País.

A Cagia - Canil/Gatil Intermunicipal da Resialentejo, que serve os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Moura, Mourão, Serpa, Vidigueira, Reguengos de Monsaraz e Ourique, neste primeiro semestre já foram recolheu 194 animais, pelo que os valores de 2021 (316) serão ultrapassados.

No distrito de Beja há também canis municipais em Ferreira do Alentejo, Odemira e Mértola.

Relativamente ao canil de Mértola, comparativamente com os restantes municípios da região, foi o que registou o maior número de recolhas e de adoções em 2021, segundo dados do Relatório Anual de Atividade dos Centro de Recolha Oficial. Neste município o período da caça que se aproxima é o que mais preocupa os responsáveis do canil. Este ano já foram recolhidos 71 cães e 44 foram adotados.

A Associação Os Rafeiritos do Alentejo encontra-se em risco, o canil encontra-se lotado, com dificuldades financeiras e os proprietários do terreno solicitaram que os animais fossem retirados até ao final deste ano. No entanto, está prevista a construção de um novo canil em Castro Verde. Também nesta associação os números de abandono sobem, em 2021 recolheram 68 cães, mais 17 do que em 2020. Em 2022 já foram recolhidos 38. Por outro lado, em 2021 foram adotados 59 cães e este ano 16.

O semanário bejense lembra ainda que desde 1992 que o Dia Internacional do Animal Abandonado é comemorado todos os anos no terceiro sábado de agosto. Este ano foi assinalado no último sábado, dia 20.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.