Voltar

"Cante Património" em debate em Beja

"Cante Património" em debate em Beja


A Igreja da Misericórdia de Beja foi o local escolhido para receber neste sábado, dia 28, a décima segunda conferência concelhia do "Radiografias". Esta realização tem início marcado para as 15.00 horas e como objetivo refletir, de forma informal, sobre o presente e o futuro do cante alentejano.

Este encontro, em torno do tema "Cante Património", conta com os contributos de João Rocha, presidente da Câmara de Beja e personalidade ligada, desde o início, à candidatura do cante a património cultural imaterial da humanidade, de Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, assim como de António Dieb, presidente da CCDRA. Participam também, nesta discussão, o Padre António Cartageno, compositor e musicólogo, Paulo Colaço, músico ligado ao projeto de ensino do cante nas escolas do concelho, João Araújo, presidente do Grupo Coral da Freguesia de Cabeça Gorda e Luísa Castro e Brito, da ACOS - Associação de Agricultores do Sul, responsável pela realização da homenagem ao cante que se vai realizar na Ovibeja deste ano. O público é chamado a participar nesta iniciativa e nele vão estar diversas entidades e personalidades da região, assim como grupos corais do concelho.

Para o presidente da Câmara de Beja, João Rocha, é fundamental falar sobre o cante com os grupos, mas também, pensar no plano de salvaguarda e chamar a atenção para o facto, de haver muito trabalho para fazer sobre a sua promoção e preservação.

Nesta que é a 12ª Conferência Concelhia das 16 programadas para o "Radiografias", que tem como entidade promotora a Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado, com sede em Serpa, vai ter a oportunidade ainda, de ficar a saber mais sobre este projeto, com o presidente da Direção desta entidade, David Machado.

Neste evento é apresentado, igualmente, pela técnica da Rota do Guadiana, Filomena Machado, o Diagnóstico Radiografias, efetuado a partir dos contributos das entidades locais e cidadão comum, que apresenta a visão dos inquiridos, sobre o desenvolvimento do concelho de Beja.

O evento é aberto ao público em geral.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.