Voltar

Casa do Cante de Serpa e CRBA celebram protocolo

Casa do Cante de Serpa e CRBA celebram protocolo


A Casa do Cante de Serpa e o Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) celebram hoje, um protocolo no âmbito do GROOVE Alentejo 2016 - 1º Festival Internacional de Percussão e integrado no Plano de Salvaguarda do Cante.

A assinatura do documento está marcada para as 18.00 horas, a cerimónia realiza-se na Casa do Cante de Serpa e o programa agendado é composto pela interpretação da peça "Três minutos para um bailado de marionetas sobre uma moda alentejana", de Roberto A. Pérez, para instrumentos de percussão, pelos alunos do CRBA Alexandre Branco, André Gomes, Francisco Guerreiro, Mário Baião e Margarida Santos, assinatura de protocolo e intervenções.

Com a assinatura deste protocolo, a Casa do Cante de Serpa promove o cante, prosseguindo a estratégia de preservação desta forma de cantar e perpetuando a tradição oral que a carateriza. O CRBA dá o seu contributo nesta matéria, assim como na divulgação do cante, a nível nacional e internacional.

Recorde-se que a Casa do Cante de Serpa é a entidade gestora da candidatura do Cante Alentejano à lista representativa do património cultural imaterial da humanidade, apresentada pelo Estado Português à UNESCO em 2013 e que o GROOVE Alentejo - Festival Internacional de Percussão, de reconhecido mérito cultural pelo Ministério da Cultura e da responsabilidade do CRBA, tem, desde a primeira hora o apoio da Direção Regional da Cultura do Alentejo, e dos associados do CRBA e inclui um Concurso Internacional de Composição para Instrumentos de Percussão: criação de uma obra para solista (marimba/vibrafone) com acompanhamento de grupo de percussão, baseada na melodia de tradição oral, que na 1ª edição recaí sobre o "Cante ao Menino" de Peroguarda, fragmento fundamental do cante alentejano. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.