Voltar

Política

CDU: defende “salvaguarda, dinamização e promoção do cante alentejano"

Política

CDU: defende “salvaguarda, dinamização e promoção do cante alentejano"


Na altura em que se celebram 6 anos de cante alentejano património cultural e imaterial da humanidade, os vereadores da CDU na Câmara de Beja afirma que “o Executivo PS na Câmara da capital de distrito tem demonstrando uma enorme falta de sensibilidade sobre todo o processo que envolveu esta Candidatura - em relação à qual, aliás, votou contra - não foi capaz de dar continuidade a nenhum dos objetivos desta estratégia.”

O Município de Beja concretizou o projeto “Cante nas escolas” com o fim de criar raízes desta prática nas idades mais jovens e rentabilizando artistas e músicos locais. Através de protocolos com os agrupamentos de escolas, o anterior executivo de maioria CDU pretendia integrar esta atividade de ensino no plano de atividades da escola, conferindo-lhe a importância de componente letiva regular e não de complemento de tempos livres. Para alem disto, os Grupos Corais, que marcaram uma forte presença nas iniciativas levadas a cabo pelo Município, foram apoiados na sua atividade quer através de subsídios à atividade regular, quer em apoio às suas deslocações através da cedência de transportes sem qualquer ónus para os mesmos, sendo ainda alguns apoiados na aquisição de fardamento e gravação dos Cds”, referem os vereadores da CDU. Acrescentam, neste contexto, que “o Executivo PS na Câmara de Beja, demonstrando uma enorme falta de sensibilidade sobre todo o processo que envolveu esta Candidatura - em relação à qual, aliás, votou CONTRA - não foi capaz de dar continuidade a nenhum dos objetivos desta estratégia”. As declarações são da vereadora Sónia Calvário.

Os vereadores da CDU avançam, igualmente, que “as medidas de salvaguarda constituem um mecanismo que pretende assegurar a identidade musical da região e a sua perpetuação geracional e passam por iniciativas como a constituição de arquivo vivo do cante, centros de documentação, sua divulgação e ensino, programação regular no domínio do cante, definição duma rede de estruturas culturais do cante e certificação dos locais de cante. Tudo isto ficou pelo caminho, com a vitória do PS na Câmara de Beja”. As palavras são, também, da vereadora Sónia Calvário.

“Sendo o cante um elemento identitário e de partilha social, contribuindo de forma indelével para a transmissão de valores e coesão social, os eleitos da CDU no Município de Beja, defendem que importa fomentar o envolvimento de todos os agentes e atores do cante, grupos corais, autarquias, instituições e pessoas singulares para prosseguir a dinâmica criada na altura desta Candidatura, unidos em torno de um mesmo objetivo que é a salvaguarda do cante alentejano e insta o executivo PS a tomar medidas imediatas que valorizem este nosso património mundial.”


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.