Voltar

Sociedade

CEBAL: está de volta o programa itinerante de Valorização do Cardo

Sociedade

CEBAL: está de volta o programa itinerante de Valorização do Cardo


O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, regressa com uma nova sessão do Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo”, desta vez com duas sessões em Portalegre, sob o tema “DOP Nisa em análise” e “Portalegre Circular em análise”.

O CEBAL revela que, nesta quarta sessão da programação nacional, lançada em colaboração como IPBeja e Universidade de Évora, a discussão irá colocar em destaque, a valorização do Cardo na produção do queijo de Nisa e o seu contributo para uma economia circular.

A primeira parte desta sessão foca-se no tema “DOP Nisa em análise”, decorre hoje, dia 22, e a segunda parte, com o tema “Portalegre Circular em análise”, realiza-se dia 29 de junho, ambas em formato on-line.

A recolha da flor do Cardo aproxima-se com a chegada do verão, uma flor que serve de ingrediente fundamental na produção de queijos no nosso país, como o queijo DOP Nisa, o destaque da primeira parte do programa. Para além da valorização da flor, o CEBAL sublinha que, o cardo é uma planta multifuncional adequada à extração de bioingredientes e biomassa com aplicações diversas, desde a indústria alimentar, a energia até à indústria farmacêutica, o que a torna mais adequada à inserção numa economia circular, o foco da segunda parte do programa referido.

O programa itinerante de Valorização do Cardo já contou com mais de 200 participantes de diferentes regiões do país e prende-se numa estratégia de promoção de soluções integradas de utilização e produção deste recurso endógeno de alto valor. O CEBAL reforça ainda que, este é um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo, e que se insere no projeto CYnaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.




Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.