Voltar

Agricultura

CEBAL promove seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, em Serpa

Agricultura

CEBAL promove seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, em Serpa


O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES), realiza hoje o seminário, “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico da cidade (CADES).

Depois de Beja e Portalegre, o seminário vai agora a Serpa com o principal objetivo de consciencializar um maior número de produtores do setor vitivinícola, através da partilha de conhecimento e experiências, académicas e empresariais, de forma a contribuir para o desenvolvimento de uma Economia Circular na região.

O Município de Serpa, enquanto entidade gestora de serviços públicos, “vê com grande importância a divulgação e a consciencialização da sociedade”, sobre o tema da Economia Circular. Abordá-lo, revela-se importante pela implementação de estratégias ligadas à sustentabilidade, tanto para uma melhor “utilização dos recursos e produtos”, como para “a criação de emprego e fixação das populações”. O processo “permitirá reduzir desperdícios e resíduos, transformando-os ou incorporando-os em processos produtivos”, que possibilitam “gerar valor económico e criar novos processos, internos ou externos à própria empresa”.

No setor vitivinícola, “sempre existiu um reaproveitamento e reciclagem”, no entanto, face aos “novos paradigmas ambientais, económicos e uma legislação mais exigente”, é crucial “fazer da circularidade e reciclagem, partes integrantes da gestão, quer económica quer ambiental”, conclui o Município de Serpa.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.