Voltar

Política

Ciclo de Colóquios Beja Consegue - Promoção do envelhecimento saudável

Política

Ciclo de Colóquios Beja Consegue - Promoção do envelhecimento saudável


"Atendendo a que o fenómeno do envelhecimento populacional é uma realidade e um problema social, de interesse nacional e politicamente relevante", o Beja Consegue! diz que decidiu discutir esta matéria com a comunidade e convida a participar na iniciativa desta segunda-feira, 2, marcada para o Centro Unesco, a partir das 10h00, com o nome "Promoção do Envelhecimento Ativo".

"Pensar o essencial, alerta ao acessório" - Promoção do Envelhecimento Saudável é o tema do colóquio que acontece hoje, 2 de outubro, em Beja, às 10h30, no Centro Unesco, promovido pelo Beja Consegue! e moderado pela professora Ana Paula Figueira.

Esta refleção conta com as presenças de Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Isabel Meirelles, presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, e Clara Marques Mendes, vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) e relatora do Plano para a Dignidade e Bem-Estar da Pessoa Idosa.

"Na abordagem que fazemos a este assunto, partimos do princípio de que o investimento na dignidade das pessoas mais velhas deve ser feito tanto a montante, como a jusante, de uma eventual institucionalização. E também a presença de algumas particularidades, nomeadamente, a imprescindibilidade de promover a reflexão relativa ao papel das políticas públicas, a necessidade de encontrar soluções que sejam rapidamente implementadas e, igualmente, a urgência em abordar questões específicas quanto ao funcionamento dos lares e à formação das pessoas que neles trabalham.

Tivemos conhecimento do pacote de medidas relativas à dignidade e bem-estar da pessoa idosa - https://www.psd.pt/sites/default/files/2023-06/Plano-para-a-dignidade-de-bem-estar-da-pessoa-idosa.pdf - apresentado pelo PSD, em Plenário, em meados de Junho último. Por infelicidade, todas as propostas, com exceção da alteração do estatuto do cuidador informal que baixou à especialidade, foram liminarmente reprovadas.

Dada a importância que o assunto tem para o distrito de Beja, considerámos assumir esta causa como uma linha estruturante do nosso trabalho. Para o efeito, considerámos promover em Beja um encontro dirigido especialmente às direções técnicas das IPSS, mas aberto a todos aqueles que tenham interesse por estas matérias. É nosso objetivo recolher sugestões que possam contribuir para melhorar o plano para a dignidade e bem-estar da pessoa idosa.

Da parte da tarde, as quatro intervenientes irão ainda visitar e conhecer a realidade de duas IPSS do concelho de Beja", pode ler-se n o documento enviado à nossa redação, pelo Beja Consegue!.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.