Voltar

Sociedade

Relatório sobre abusos sexuais de crianças na igreja católica identifica cinco casos no distrito de Beja

Sociedade

Relatório sobre abusos sexuais de crianças na igreja católica identifica cinco casos no distrito de Beja

Foi apresentado, no início desta semana, o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, intitulado “Dar Voz ao Silêncio”. Dos resultados apresentados, salta à vista, no distrito de Beja, a falta de colaboração da igreja. O Bispo de Beja, D. João Marcos, em declarações à RTP1, desmente. Já à Rádio Observador afirmou "ter-se esquecido" de dar resposta, num primeiro momento.

De acordo com o relatório, foram realizados dois contactos com as dioceses, em momentos diferentes, sendo que, de Beja, não houve qualquer resposta. D. João Marcos, Bispo de Beja, em declarações à RTP 1, ainda na quarta-feira. dia 15 de fevereiro, mostrou-se surpreendido, referindo que respondeu por duas vezes, identificando mais quatro casos, perfazendo então nove os casos de abuso no distrito. O Bispo de Beja acrescenta ainda que não foi ouvido pessoalmente por motivos de saúde.

Nesta quinta-feira, dia 16, e em resposta escrita a questões colocadas pela Rádio Observador, o Bispo afirma ter-se esquecido de responder. Num segundo momento, afirma, terá facultado o acesso da equipa de investigadores aos arquivos.

Nas conclusões deste relatório, pode ler-se que “as situações de abuso ocorreram em todos os distritos do território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. (...) A dispersão das situações de abuso é mais elevada e concentra-se menos no litoral e existem manchas específicas, sobretudo em certas décadas, que correspondem a exatas localizações de algumas estruturas como a de seminários ali existentes à época. (...) O distrito de Lisboa concentra o maior número de casos (120). Seguem-se os distritos do Porto (64 casos) e de Braga (55 casos). (...) Os distritos de Beja (5 casos), Portalegre e Faro (2 casos cada) completam a lista”.

Nas notas finais do relatório estão escritas conclusões chocantes à luz do século XXI. É referido que “os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica portuguesa existiram no passado e existem ainda no presente. (...) Muitas daquelas pessoas abusadoras, que assim foram referenciadas, ainda permanecem em atividade eclesiástica”. Por outro lado, refere “sistémica foi, isso sim, a ocultação, pelos próprios [abusadores] desde logo, e pelos outros membros [da estrutura eclesiástica] superiormente colocados na hierarquia que deles tiveram conhecimento e não os valorizaram, não sinalizaram ou reprimiram de uma forma adequada à verdadeira proteção da vítima. Foi dada prioridade à defesa da reputação institucional da própria Igreja em detrimento da empatia com a voz, o sofrimento e a credibilidade da vítima”.

De salientar que a comissão, cujo trabalho termina com a apresentação pública deste relatório, foi coordenada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, e era ainda composta por Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Nunes de Almeida, Catarina Vasconcelos, Daniel Sampaio e Filipa Tavares. Esta comissão foi constituída depois de um convite, no final de 2021, por parte de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.