Voltar

Agricultura

Confederação Nacional da Agricultura alerta para situação "dramática” do olival tradicional

Agricultura

Confederação Nacional da Agricultura alerta para situação "dramática” do olival tradicional

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou para a situação “dramática” do olival tradicional na reunião de peritos do Grupo de Diálogo Civil relativo ao sector do azeite e azeitonas de mesa, promovida pela Comissão Europeia, segundo comunicado enviado à Voz da Planície.

Nesta reunião, foi apresentada pela Comissão a situação do mercado relativa à campanha de 2022/2023 e as perspetivas para 2023/2024, tendo sido salientada a situação de baixos stocks, sobretudo em Espanha, e preços altos, quer na produção quer no consumo.

Os peritos intervieram alertando para a baixa produção que se perspetiva na bacia mediterrânica em resultado da seca prolongada e fenómenos decorrentes das alterações climáticas.

Lucinda Pinto, da CNA, em representação da Coordenadora Europeia Via Campesina (ECVC), destacou “a situação dramática em que se encontram os produtores do olival tradicional de sequeiro em resultado não só da situação de baixa produção motivada pela seca, como também devido ao aumento dos custos de produção - energia, adubos e fitofármacos", é sublinhado no documento enviado à nossa rádio.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.