Voltar

Agricultura

CNA: “castanhas e vinho com sabor amargo para os pequenos e médios produtores”

Agricultura

CNA: “castanhas e vinho com sabor amargo para os pequenos e médios produtores”


No âmbito da comemoração do Dia de São Martinho, no passado dia 11, a Confederação Nacional dos Agricultores manifesta-se, referindo que “a época se assinala com sabor amargo para os pequenos e médios produtores de vinho e castanha”. Persistem as dificuldades de escoamento a preços compensadores, agravadas pelo aumento dos custos dos fatores de produção.  

Relativamente à castanha, de acordo com a CNA, a produção baixou significativamente e apesar de algum aumento do preço na produção, o preço pago ao agricultor não chega para compensar a redução da castanha. Na região de Valpaços, este ano produziram não mais de 1.000 kg enquanto que no ano passada produziram 3.000kg de castanha. 

“Num ano marcado pelas consequências da pandemia de COVID-19, pelo aumento galopante dos custos dos fatores de produção e pelo incremento dos custos de transporte não assumidos pelo comércio e pela indústria, que os fazem recuar na cadeia e refletir nos preços à produção, é certo que irão manter-se em baixa os rendimentos dos produtores”, adianta a CNA. 

A CNA reforça que esta é uma situação que “se arrasta há várias campanhas, o que tem forçado o afastamento da produção por parte de pequenas e médias explorações em diversas regiões e conduzido à concentração de produção, situação a que não será totalmente alheio o fim dos direitos de produção na vinha”. 

A Confederação, face a esta situação pede medidas capazes de garantir escoamento dos produtos agrícolas a melhores preços à produção e de travar o aumento brutal dos custos dos fatores de produção.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.