Voltar

Economia

Comércio local no Alentejo afirma que vendas nesta época natalícia “não estão famosas”

Economia

Comércio local no Alentejo afirma que vendas nesta época natalícia “não estão famosas”


As vendas de Natal na zona raiana de Elvas, Portalegre, até melhoraram face a 2021, ainda que o negócio esteja abaixo dos tempos pré-pandemia, mas, do comércio local de Beja só chegam lamentações.

“O que ouço não é nada famoso. Os comerciantes queixam-se que têm poucos clientes e os clientes queixam-se da falta de poder de compra e do aumento dos preços”, afirmou João Rosa, presidente da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Beja.

Numa ronda efetuada junto das associações comerciais da região do Alentejo para saber como estão a decorrer as vendas nesta época festiva, João Rosa, do lado de Beja, disse receber “lamentações” da parte do comércio local.

Mas, contrapôs, as grandes superfícies da cidade têm estado a “abarrotar” de clientes: “Passamos junto dessas grandes lojas e vemos os parques de estacionamento cheios de carros. Ora, se estão os carros, também estão as pessoas”.

Para o presidente da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Beja, esta tendência das pessoas optarem pelas grandes superfícies “não se consegue contrariar”, mas também os comerciantes em Portugal deveriam “juntar-se mais para aumentarem as suas capacidades nos negócios”.

“As pessoas vão onde é mais fácil, sabem que encontram lugar para o carro, onde têm tudo ao dispor e à altura dos olhos e, pronto, é difícil contrariar este fenómeno”, desabafou.

Já para o presidente da Associação Empresarial de Elvas (AAE), João Pires, as vendas de Natal melhoraram este ano em relação ao ano passado, mas o negócio está “muito abaixo” do registado em 2019, antes da pandemia de covid-19.

A Lusa tentou contactar a Associação Comercial do Distrito de Évora, mas tal não foi possível em tempo útil.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.