Voltar

Sociedade

Comissão de Proteção com projeto para garantir atuação rápida em crianças vítimas de violência doméstica

Sociedade

Comissão de Proteção com projeto para garantir atuação rápida em crianças vítimas de violência doméstica

As crianças são muitas vezes esquecidas nos casos de violência doméstica e falta atuação rápida na sua proteção, uma realidade que a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens quer contrariar garantindo uma resposta célere e apoio psicológico.

O projeto-piloto chama-se “A teu lado” e “nasceu para colmatar a preocupação em relação às crianças vítimas de violência doméstica”, explicou à Lusa a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), segundo a qual a experiência mostra que “há um olhar atento para as vítimas adultas”, mas “esquecem-se das vítimas crianças, que são sempre vítimas”.

Segundo Rosário Farmhouse, o projeto, que é financiado pelo mecanismo EEGrants e arrancou em finais de 2021, quer pôr o foco nas crianças “que tantas vezes ficam esquecidas no meio do conflito”, sensibilizando as várias entidades com responsabilidade e atuação em violência doméstica e criando “mecanismos mais céleres e articulados”.

A vice-presidente da CNPDPCJ, Maria João Fernandes, apontou que “tantas vezes” a criança passa por um episódio de violência doméstica e na manhã seguinte vai, como habitualmente, para a escola, onde não sabem o que se passou e não compreendem, por isso, comportamentos que a criança possa ter ou necessidades efetivas, acabando a criança por ser “duplamente vitimizada”.

Esta responsável salientou que na base do projeto estiveram alguns dados recentes, como o facto de ter havido um aumento de cerca de 30% nos casos denunciados de violência doméstica.

Concretamente nos casos que culminam com um homicídio, Maria João Fernandes destacou que “uma questão que se colocava era como é que as entidades se articulam e qual o tempo de resposta”.

“Porque aqui a ideia é no mais imediato possível providenciar todo o tipo de resposta à criança e a resposta tem de ser articulada, eu tenho de ter a ocorrência da situação, com a intervenção das forças policiais, e automaticamente a intervenção do sistema de promoção e proteção”, explicou.

Segundo a vice-presidente da CNPDPCJ, o projeto-piloto implica a identificação de pontos focais em cada uma das entidades e, dando novamente como exemplo a escola, explicou que o procedimento será o das forças policiais que tomam conta da ocorrência comunicarem automaticamente à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) territorialmente competente que, por sua vez, comunica ao ponto focal da escola e, dessa forma, a escola estar mais atenta à criança que foi vítima.

Rosário Farmhouse acrescentou que estes pontos focais terão forma de contacto permanente e a funcionar 24 horas por dia.

Maria João Fernandes acrescentou que na forma de atuação do projeto-piloto as situações são comunicadas às CPCJ e dalí para as escolas nas 24 horas subsequentes ao episódio de violência doméstica.

O projeto-piloto tem a duração de 24 meses e está, neste momento, na fase de formação de todos os envolvidos, “para uniformização conceptual e definição de procedimentos, quando não existam, ou articulação dos mesmos quando já estão identificados como boas práticas”.

Por outro lado, conta com a participação da Ordem dos Psicólogos, através da qual será garantido o acompanhamento psicológico às crianças vítimas, apesar de esta ser uma componente que só estará no terreno depois de concluída a fase de formação.

Tem também a participação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa para acompanhamento, monitorização e avaliação.

Quando arrancou envolveu os concelhos da Amadora, Seixal, Olhão, Faro e Loures, aos quais se juntou recentemente Almada depois de reforço financeiro do projeto.

Segundo as responsáveis, a escolha destes concelhos teve a ver com o facto de, nos relatórios de atividades das comissões, serem os que apresentavam mais casos reportados de violência doméstica.

A presidente da CNPDPCJ destacou também que o “A teu lado” tem igualmente como objetivo “quebrar o ciclo intergeracional da violência”, uma vez que está comprovado que quando não há a devida intervenção em crianças vítimas, há “uma enorme probabilidade de replicar esses comportamentos”.

Daí que o projeto tenha dois grandes eixos, desde logo o acompanhamento da criança, seja a nível psicológico, mas também jurídico ou social, e o acompanhamento diário no decorrer dos episódios de violência.

“Há estudos que demonstram que as crianças em contexto de violência doméstica apresentam sintomas semelhantes a crianças em contexto de guerra”, salientou Farmhouse, destacando que na “guerra” da violência doméstica as crianças sentem que eventualmente são culpadas das agressões e se não houve uma intervenção precoce, elas normalizam esse comportamento.

Rosário Farmhouse disse ainda estar “muito otimista” dado o “enorme interesse” pelo projeto e pela respetiva formação, acreditando que este “vai fazer a diferença” a partir do momento que possa ser replicado a nível nacional, depois de terminado o piloto em final de 2023.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.