Voltar

Saúde

Comissão de Utentes de Beja exige mais investimento na saúde

Saúde

Comissão de Utentes de Beja exige mais investimento na saúde


A Comissão de Utentes de Beja saiu à rua, no passado sábado, debaixo de chuva, para “exigir mais investimento na saúde, na região”. A “necessidade, urgente de diversos especialistas", "o estado em que consultas de pediatria e de diabetes é dado, em contentores” e a “2ª fase de construção do Hospital de Beja” foram algumas das reivindicações que se fizeram ouvir nesta iniciativa.

“A Comissão de Utentes de Beja defende um Serviço Nacional de Saúde (SNS) gratuito e de qualidade, não é contra a iniciativa privada na saúde, mas reitera o facto, de ser determinante que o SNS não seja amputado”, frisou Rui Eugénio. Foi Rui Eugénio, que integra a Comissão de Utentes de Beja, quem recordou, também, que “na região faltam diversos especialistas, assim como enfermeiros, acusando já alguns situações de cansaço extremo e auxiliares”. Neste contexto relevou “a importância de se apostar na 2ª fase de construção do Hospital de Beja, fundamental para dar melhores condições de trabalho aos profissionais, melhores condições de acesso a serviços de saúde aos utentes e terminar com o estado em que algumas consultas, entre elas as de pediatria, são dadas em contentores, há tempo de mais”.

A Comissão de Utentes de Beja convidou os três deputados eleitos por Beja a participarem nesta iniciativa, em defesa da saúde na região, mas só o deputado do PCP, João Dias, marcou presença. O parlamentar valorizou “a realização desta ação” e defendeu “a necessidade de se investir, rapidamente, na 2ª fase de construção do Hospital de Beja”. “Não desvalorizando a melhoria dos cuidados domiciliários no distrito”, frisou que “a 2ª fase de construção do Hospital de Beja resolveria a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, nas urgências, bloco operatório e consultas externas”. Acredita que esta melhoria “cativaria mais médicos” e deixou uma crítica aos que não participaram, dizendo que “os que faltaram defendem o Hospital privado” e que o “PCP não é contra, mas sim a favor da resposta pública”.

Afonso Rabaçal, da Comissão de Utentes da Saúde, lembrou que “há uma petição que é preciso assinar, pois quanto mais depressa chegar às 4 mil assinaturas, mais rapidamente se discutirão as carências da saúde na região, no Parlamento”. Recordou onde pode ser assinado o documento, incluindo a página de facebook da Comissão e que esta organização “está no terreno para chamar a atenção para carências noutros aspetos, para além da saúde, “como por exemplo os transportes/acessibilidades”.

A Comissão de Utentes de Beja continua à espera de uma reunião prometida pela ministra da Saúde. Marta Temido esteve em Beja no dia 21 de Janeiro e, nessa altura a Comissão entregou-lhe um documento com as preocupações que tem relativamente à saúde nesta região, a ministra deixou a promessa de uma reunião, que continua por agendar.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.