Voltar

Sociedade

Associação Mediadores Ciganos de Portugal denuncia "aumento da discriminação"

Sociedade

Associação Mediadores Ciganos de Portugal denuncia "aumento da discriminação"

Foto: Associadores dos Mediadores Ciganos de Portugal

A Associação Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC) vem a público revelar as conclusões que foram retiradas do 8.º Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Baixo Alentejo, que teve lugar, recentemente, em Salvada. Esta iniciativa integrou o programa de comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, que foi assinalado no passado dia 8 de abril.

A AMEC afirma, em comunicado, que "verifica-se um aumento da discriminação para com a comunidade cigana no distrito de Beja a nível do emprego, saúde, educação, formação e habitação. No emprego e na acessibilidade ao trabalho verifica-se que a comunidade cigana deixou de ter acesso aos trabalhos sazonais da azeitona, do tomate, entre outros em favor dos migrantes. Na saúde existe um grave problema de saúde publica no Bairro das Pedreiras em Beja que está a ser esquecido pelos responsáveis políticos locais, regionais e nacionais."

No mesmo documento é referido, ainda, que "na educação continua a existir uma escolaridade discriminatória interna nos espaços escolares porque os jovens ciganos saem das escolas sem saber ler nem escrever. Na formação não são respeitados os horários formativos e existem jovens ciganos com quatro cursos de formação equivalentes quanto baste, ao 12.º ano com gravíssimos problemas na escrita e na leitura. Na habitação verifica-se que a maior parte da comunidade cigana do distrito de Beja vivem em barracas sem acesso a água, esgotos e luz".


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.