Voltar

Agricultura

Beja: conferência "Gerir o sequeiro" e reflexão sobre implementação do regadio no território

Agricultura

Beja: conferência "Gerir o sequeiro" e reflexão sobre implementação do regadio no território


"Gerir o sequeiro: propostas e iniciativas para cultivar o Alentejo XIX-XXI", com Dulce Freire, às 21h30, no Núcleo Museológico do Sembrano, em Beja. A especialista tem centrado a sua investigação em temáticas rurais e agrícolas e coordenou o projeto “Agricultura em Portugal: agricultura, alimentação e desenvolvimento (1870-2010)”, de que se destaca o primeiro levantamento sistemático da produção agrícola regional portuguesa desde 1850.

O Alentejo é uma região que se caracteriza pela sua paisagem árida e pelo cultivo tradicional de sequeiro, mas mais de 80 anos de construção de barragens e condutas de regadio estão a transformar extensas áreas do Alentejo, antes dedicadas ao sequeiro, em terras férteis para a agricultura intensiva. Essas profundas mudanças nas condições agroecológicas regionais fazem parte de uma tendência mais ampla de expansão do regadio, que vem a transformar vastas áreas no mundo inteiro.

A conferência de Dulce Freire abordará a conceção e implementação de amplos sistemas de regadio ao longo dos séculos, destacando as políticas públicas promovidas pelo Estado para expandir as áreas de “hidráulica agrícola moderna”. Será dada palestra à inserção da expansão do regadio no Alentejo no contexto nacional. Além disso, a conferência avaliará em que medida as propostas de agrónomos e outros técnicos relacionados com colonização, regadio e reforma agrária se articulam com as decisões do Estado.

Num momento em que os impactos da escassez de água no Sul da Península Ibérica se tornam mais evidentes, torna-se crucial avaliar como os conhecimentos e as experiências do passado podem ser relevantes para a gestão do sequeiro predominantemente nestas regiões.

A conferencista, Dulce Freire, é uma investigadora com vasta experiência na área de temáticas rurais e agrícolas. É licenciado, mestre e doutora nestas áreas e tem liderado projetos de investigação relevantes, contribuindo significativamente para o entendimento da agricultura em Portugal. Os resultados dos seus projetos encontram-se documentados em diversos artigos, capítulos e livros.

A conferência promete ser uma oportunidade única para adquirir conhecimentos sobre a evolução da agricultura no Alentejo e as implicações do desenvolvimento agrícola ao longo dos séculos. Não perca esta oportunidade de participar num evento que promete abrir novas perspetivas sobre o passado, presente e futuro da agricultura nesta região.

Trata-se de uma conferência inserida no ciclo dedicado ao tema “Terras e Paisagens no Sul”, promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em pareceria com a Câmara de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRAlentejo).



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.