Voltar

Atualidade

Deco Proteste critica tarifas de água anunciadas pelo Governo

Atualidade

Deco Proteste critica tarifas de água anunciadas pelo Governo

A Deco Proteste considera que a medida anunciada pelo Governo, de aumentar a tarifa da água para os maiores consumidores em 43 concelhos em situação mais crítica de seca vai recair sobre as famílias mais numerosas e critica a sua aplicação.

O Governo, na passada semana, anunciou que vai recomendar o aumento da tarifa da água para os maiores consumidores em 43 concelho em situação mais critica de seca. A Deco Proteste considera que a medida “não reduz o consumo de água nos vários municípios”, num comunicado publicado no site oficial da organização.

"Não percebemos porque a medida considera apenas os consumidores domésticos como «grandes consumidores de água», quando outras tipologias de consumidores não-domésticos facilmente consomem água acima deste escalão. O consumidor doméstico está a ser o elo mais fraco nesta medida, pois é sempre mais fácil agravar o tarifário dos particulares, e esta medida não reduz o consumo de água nos vários municípios", diz Antonieta Duarte, especialista da DECO Proteste, no referido comunicado.

O aumento da tarifa, explicou Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Ação Climática,, deve dirigir-se a consumidores de mais de 15 metros cúbicos de água, sendo que o consumo médio de uma família é de cerca de 10 metros cúbicos. Duarte Cordeiro explicou que o aumento da tarifa se destina aos 43 municípios com menos água, adiantando que "nada impede que outros" concelhos o façam. Disse ainda que "recomendaria essa medida para qualquer município do país".

No entanto, a organização em defesa do consumidor alerta que este aumento de preços a consumos mensais acima de 15 metros cúbicos em 43 concelhos “vai recair sobre as famílias mais numerosas, que não são necessariamente as que mais desperdiçam água”.

"Não é difícil que uma família com cinco pessoas tenha consumos mensais acima de 15 m3 de água e isso não significa sequer que seja uma família que desperdice água. Esta medida está longe de combater o consumo excessivo ou o desperdício de água", acrescenta Antonieta Duarte.

A Deco Proteste refere ainda que os 43 concelhos abrangidos pela recomendação do Governo "apresentam tarifas de água muito díspares, o que condiciona o desejado efeito estruturante das medidas anunciadas pelo Governo para responder à mais grave seca hidrológica que o país já atravessou neste século".

Leia também: Governo recomenda aumento de tarifas da água em concelhos mais afetados pela seca


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.