Voltar

Sociedade

Dia Mundial do Braille: conheça a história de Ana Lázaro que é invisual desde os 19 anos de idade

Sociedade

Dia Mundial do Braille: conheça a história de Ana Lázaro que é invisual desde os 19 anos de idade

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Braille. Nesta data, a Voz da Planície revela-lhe a história de Ana Lázaro, invisual desde os 19 anos de idade. Conta como é o seu dia de trabalho e que costuma tirar notas e ler em braille. Ana Lázaro é a voz do Serviço de Emprego de Beja há 29 anos, como telefonista.

Há 29 anos que todos os que precisam de contactar o Serviço de Emprego de Beja, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, conhecem a voz de Ana Lázaro. É a telefonista desta entidade e por isso mesmo, a que atende e encaminha as diversas chamadas que chegam a este serviço.

A Voz da Planície foi visitá-la ao local de trabalho, onde muitos estão em casa a cumprir teletrabalho, e contou-nos que tira as suas notas em braille. Nos momentos em que as chamadas não soam lê, também, a sua história, a de um casal que se perdeu, em braille.

Foi aos 19 anos de idade devido a um tumor cerebral que ficou invisual. Diz que sente saudades de ver, mas que a sua vida não é muito diferente das pessoas que não convivem, diariamente, com esta situação. Ana Lázaro tem na sua bengala e na sua orientação os guias que a conduzem todos os dias ao local de trabalho. Estudou o percurso e repete-o, sempre que precisa. Não esconde que quando se depara com um obstáculo isso lhe dificulta a vida.

O Dia Mundial do Braille foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2018 e tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância do braille como meio de comunicação, na plena realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual.

O Braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos usando seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos.

Braille, nomeado após o seu inventor Louis Braille, em França no século XIX, é usado para disponibilizar informação acessível a pessoas que utilizam este meio de leitura e escrita, em igualdade de oportunidades com aqueles que acedem à mesma informação por via de uma fonte visual.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.