Voltar

Sociedade

“É preciso olhar para os lares com outra perspectiva”

Sociedade

“É preciso olhar para os lares com outra perspectiva”


Na cidade de Beja vão discutir-se, nos dias 15 e 16 de Março “Respostas de saúde e sociais à pessoa em contexto de fragilidade”.

A organização pertence a uma estrutura residencial para idosos, o Lar D. José do Patrocínio Dias, que pretende entre pares, e em conjunto com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, abordar novas respostas e novo enquadramento legal para o cuidado aos idosos mais debilitados, sem esquecer a perspectiva e a visão de familiares.

São vários os temas propostos para debate e reflexão, desde o diagnóstico, abordagem centrada na pessoa, principais desafios e tomada de decisão. São cerca de duas dezenas, os profissionais convidados, com qualificações reconhecidas, que vão partilhar o seu conhecimento e a sua experiência. Bagão Félix, Isabel Galriça Neto, Machado Caetano, Cristina Galvão, Joaquina Madeira e Catarina Pazes são alguns dos nomes que estão confirmados.

Além de dois painéis que vão incidir sobre a demência, direitos humanos, envelhecimento e fragilidade, humanismo no cuidado, respostas de qualidade, estão agendadas duas mesas redondas, simpósios e conferências. As inscrições estão a decorrer e podem ser efectuadas em https://spmcipbeja.wixsite.com/jornadaserpi.

A Irmã Maria do Céu Valério, directora técnica do Lar D. José do Patrocínio Dias, afirma que num País cada vez mais envelhecido é preciso olhar para os lares com outra perspectiva, porque não são depósitos de idosos, são locais onde se podem prestar bons cuidados olhando para a “pessoa” como um todo.

Ainda segundo, a Irmã Maria do Céu Valério é fundamental que existam compromissos concretos, nesse sentido, gostaria de ver estas questões na “agenda” dos políticos em ano eleitoral.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.