Voltar

Agricultura

É preciso que abril seja mesmo de águas mil

Agricultura

É preciso que abril seja mesmo de águas mil


A chuva está de regresso, mas este fim-de-semana promete apenas nuvens e temperaturas máximas acima dos 20º graus, num território como é o caso do Baixo Alentejo, que o IPMA disse estar, em março deste ano, em situação de “seca severa”. A agricultura em extensivo é a que mais “sofre” e a precipitação abaixo do normal já provocou “danos que são irreparáveis”. É preciso que abril seja mesmo de águas mil.

De acordo com o IPMA, em março passado, o Baixo Alentejo estava em situação de “seca severa”. Março deste ano foi, também, segundo o IPMA, um mês “quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação” e durante o mês, o valor médio da temperatura máxima “foi superior ao normal”. O valor médio de precipitação foi de 45.3 mm, o que corresponde a cerca de 74% do valor normal, sendo de acordo com o IPMA “o sétimo março mais seco desde 2000”.

Perante este cenário, a Voz da Planície quis ouvir os que mais são afetados por este fenómeno, ou seja os agricultores e em especial os que se dedicam à agricultura em extensivo.

José da Luz, presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco, começou por dizer que no Campo Branco já se está em seca há algum tempo e que este ano ainda não se notou o efeito da água que caiu na Barragem do Monte da Rocha. Para José da Luz é preciso chover mais durante este mês para não haver dificuldades no verão. Prosseguiu dizendo que o abeberamento do gado ainda não está em perigo, mas que a situação pode vir a ficar crítica, incluindo para as pastagens, se não chover muito mais durante este mês de abril.

Fernando do Rosário, presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, refere que a precipitação tem sido abaixo do que seria expectável e que isto tem complicado a vida aos agricultores e provocado danos que já são irreparáveis. Acrescentou que as culturas em extensivo e o abeberamento do gado podem vir a “sofrer” muito com esta questão, que a chuva que tem caído tem atenuado, mas não repõe lençóis freáticos, nem furos.

Os “homens da terra” que se dedicam à agricultura em extensivo preocupados com a precipitação abaixo do normal para esta altura do ano e a desejar que se faça justiça ao provérbio e que este mês de abril seja mesmo de águas mil.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.