Voltar

Ambiente

EDIA atualiza ortofotomapas de Alqueva numa área de 14.100 km2

Ambiente

EDIA atualiza ortofotomapas de Alqueva numa área de 14.100 km2

Os ortofotomapas referentes à área total que cobre o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) foram atualizados, numa extensão superior a 1,4 milhões de hectares, foi divulgado.

Em comunicado, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), revela que “já está disponível” a atualização dos ortofotomapas, “referente a voos efetuados em 2022”, cobrindo toda a área do EFMA, “cerca de 1.410 000 hectares”, equivalente a 14.100 km2.

“Trata-se de informação de elevada resolução, onde cada ‘pixel’ da imagem representa 25 centímetros no terreno, o que possibilita monitorizar o território com um detalhe não disponível noutras fontes de informação”, lê-se no documento.

Estes dados permitem à EDIA acompanhar a evolução da atividade agrícola e a construção e entrada em operação dos novos perímetros de rega afetos a Alqueva.

Os ortofotomapas, “à escala 1:5000”, foram obtidos a partir de “13.465 imagens aéreas” com uma altura média de voo de “2.680 metros” e, tal como em 2020, são disponibilizados em duas coberturas, uma com “cor verdadeira” e outra de “falsa-cor” com banda de infravermelhos.

“Estes ortofotomapas são frequentemente procurados por beneficiários e investidores do EFMA para implementação de projetos agrícolas, sendo igualmente úteis na gestão de uma exploração agrícola, no planeamento, em avaliações prediais, entre outras aplicações”, explicaa a empresa.

Ao disponibilizar gratuitamente os dados geográficos, a EDIA sublinha que “continua a apostar” na promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

“Os dados podem ser redistribuídos e usados para qualquer fim, desde que se cumpram determinados requisitos, nomeadamente informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efetuadas, entre outros”, indica a empresa.

A EDIA refere ainda que os dados podem ser obtidos através da página da empresa na Internet.

A EFMA, que é gerida pela EDIA, é composta por 72 barragens e reservatórios, 48 estações elevatórias e 2.078 quilómetros de canais e condutas.

Toda esta envolvente garante o regadio a uma área de 130 mil hectares, o reforço de abastecimento público de água e a produção de energia hidroelétrica.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.