Voltar

Economia

2021: em cada 10 trabalhadores sete recebiam menos de mil euros

Economia

2021: em cada 10 trabalhadores sete recebiam menos de mil euros


Quase 70 por cento dos trabalhadores por conta de outrem, com horário completo, tinham em 2021 uma remuneração base mensal entre o salário mínimo e os 999 euros, superando os 52,7 por cento que estavam neste patamar um ano antes.

A análise da estrutura remuneratória dos trabalhadores por conta de outrem (TCO) que trabalhavam a tempo completo consta do relatório sobre emprego e formação de 2022, do Centro de Relações Laborais (CRL).

"Em 2021, a análise da estrutura remuneratória dos TCO que trabalhavam a tempo completo, no que respeita à remuneração base mensal, permite constatar que mais de metade dos trabalhadores, 66,9 por cento, se concentrava no escalão remuneratório entre os 665 euros e os 999,99 euros”, refere o documento.

Já o escalão dos "mil euros aos dois mil e 500 euros" reunia 27,8 por cento dos trabalhadores, enquanto no seguinte, entre os dois mil e 500 e os cinco mil euros euros estavam 4,2 por cento, havendo apenas 0,7 com uma remuneração base mensal acima dos cinco mil euros.

Segundo o mesmo relatório em outubro de 2021 o ganho médio mensal, no continente, dos TCO que trabalham a tempo completo, era de mil e 294 euros, valor que representa um aumento homólogo de 3,5 por cento, tendo-se atenuado "ligeiramente" a diferença entre géneros.

"O ganho médio mensal masculino era mil e 395 euros, enquanto o feminino totalizava mil e 172 euros", precisando que "ambos cresceram, relativamente a 2020, "embora o feminino mais do que o masculino pelo que a diferença entre salários médios se atenuou ligeiramente" mantendo a tendência registada ao longo dos últimos anos.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.