Voltar

Cultura

Em Pias a tradição do Jordão sai à rua de 23 a 29 deste mês

Cultura

Em Pias a tradição do Jordão sai à rua de 23 a 29 deste mês


O Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias” vão manter a tradição do Jordão. Para o efeito vão montá-lo num atrelado, que ficará estacionado no Jardim, entre o São João e o São Pedro. Na noite de São João, o Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias” vai fazê-lo circular pelas ruas da vila.

“Pias, no concelho de Serpa, é a única localidade no país que mantém esta tradição viva. O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua. O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma cana verde. Na frente, altar, é colocada a imagem de Sº João Baptista e um lago improvisado onde as crianças e os adultos molham as mãos para salpicarem as suas próprias cabeças, molhar a testa. Na mesa do lado, está o candeeiro de cobre, iluminado com azeite, um mealheiro e as velas oferecidas pelos visitantes.

A montagem do Jordão obedecia a uma crença, que era um meio de pagamento de promessas. Estas eram feitas no tempo da guerra colonial, se os seus filhos voltassem e com saúde dessa mesma guerra. Há mais de cem anos de conhecimento da tradição, que em Pias se cumpre com a realização do “Jordão”. As quadras cantadas no Jordão, mantém-se até ao Sº Pedro, cantadas por grupos que visitam os Jordões existentes na vila. Por fim uma quadra/missa em ação de graças a Sº João Baptista, para agradecimento da promessa. “Ó baptista, ó Baptista, / Não te esqueças! / Que este Jordão foi armado /Para pagar uma promessa.”


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.