Voltar

Enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia deixam de prestar estes serviços

Enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia deixam de prestar estes serviços


Os enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia estão unidos em movimento nacional de defesa da dignidade e segurança dos cuidados obstétricos no sistema nacional de saúde e deixaram de praticar estes cuidados, no passado dia 3. Os especialistas da ULSBA começam hoje a sua ação.

Na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), ao que tudo indica, existem cinco enfermeiros especialistas nas áreas em causa, numa equipa de 13 elementos e garantem que deixam de exercer estas especialidades, a partir desta sexta-feira, passando a fazer apenas cuidados gerais, situação que, frisam, poderá deixar fragilidades, na ULSBA, relativamente aos cuidados à grávida.

Bruno Reis, do Hospital de Aveiro, foi um dos impulsionadores deste movimento e explica à Voz da Planície as reivindicações dos enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia.

Bruno Reis garante que esta forma de luta só avança porque não há soluções nem propostas e que a ideia é, durante a paralisação na prestação destes cuidados, explicar à população o que se está a passar.

Recorde-se que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Pedroso Cavaco, enviou ao ministro da Saúde, com conhecimento aos presidentes dos conselhos de administração dos Serviços e Estabelecimentos do SNS, um ofício a pedir a regularização da situação dos enfermeiros especialistas em causa e a afirmar que a Ordem está ao lado de todos estes profissionais, na defesa dos seus direitos, assim como atenta a quaisquer eventuais pressões ilegítimas que tenham como fim impedir que os mesmos cumpram as funções para as quais foram contratados.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.