Voltar

Saúde

Enfermeiros: “liderança na promoção da saúde e à espera de carreira digna”

Saúde

Enfermeiros: “liderança na promoção da saúde e à espera de carreira digna”

Hoje é Dia Internacional do Enfermeiro. Nesta data damos voz a um enfermeiro dos cuidados de saúde primários e a outro dos hospitalares. “Os enfermeiros estão na liderança da promoção da saúde, mas continuam à espera de uma carreira que reconheça a sua formação, assim como de melhores salários”, diz o sindicato do setor que também ouvimos nesta quinta-feira.

Este ano o Dia Internacional do Enfermeiro tem como lema: “Enfermeiros: uma voz para liderar - alcançar os objetivos de um desenvolvimento sustentável”. Esta máxima refere-se a uma forma de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

Rita Magalhães, enfermeira dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo (ULSBA), assegura que “promover a saúde e prevenir a doença é o caminho pois é fundamental preparar para envelhecer”. Acrescenta, os enfermeiros estão "na liderança do diagnóstico dos problemas de saúde na comunidade, assim como no estabelecimento de relações com a mesma. Acompanham do nascimento à morte".

Jorge Pereira, enfermeiro do Serviço de Urgência do Hospital de Beja, realça o importante papel que estes profissionais têm “nas relações com as pessoas mais velhas”. Revela que “este é o serviço onde há mais episódios registados, sendo fundamental perceber o que é urgente e o que é emergente”. Realça, ainda, “o esforço que os enfermeiros fazem na atualização das suas formações, muitas vezes por conta própria”.

Os sindicatos têm, igualmente, uma palavra a dizer nesta data em que vão ao Ministério da Saúde entregar “milhares” de cartões com o que falta cumprir nesta profissão.

Edgar Santos, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que comemorar sim, mas sem esquecer os problemas que estes profissionais enfrentam. No setor público, frisou, “continuam sem ver os pontos contados e uma carreira em que não é feito o reconhecimento da formação”. No privado, “as remunerações estão muito aquém do desejado”. Terminou referindo que “os salários baixos são comuns aos dois setores”.

No Dia Internacional do Enfermeiro, o lema desta data “sugere melhorar as condições de vida dos indivíduos, preservando simultaneamente o meio envolvente a curto, médio e, sobretudo, a longo prazo.

Este tipo de desenvolvimento comporta um triplo objetivo, nomeadamente, um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável. É um tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”, de acordo com a tutela.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.