Voltar

Atualidade

Enoturismo no Alentejo cresce 27% em 2023 com portugueses a liderar

Atualidade

Enoturismo no Alentejo cresce 27% em 2023 com portugueses a liderar

Foto: Freepik

O enoturismo no Alentejo cresceu 27% no ano passado, face a 2022, com os portugueses a liderarem o ‘ranking’, seguindo-se visitantes brasileiros e norte-americanos, revelou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

“O enoturismo é uma referência para o turismo no Alentejo, que potencia não só a vinda de turistas à região como contribui para a dinamização da economia alentejana”, salientou hoje o presidente da CVRA, Francisco Mateus.

Citado num comunicado divulgado hoje pela CVRA, o mesmo responsável lembrou que, nesta região, “a tradição vitivinícola é milenar” e que os vinhos produzidos são “de qualidade e reconhecidos internacionalmente”.

Francisco Mateus lembrou que existem, no Alentejo, “vários programas de atividades diversificados, algo que atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a região, a cultura, a gastronomia e as gentes alentejanas”. 

No mesmo documento, a comissão vitivinícola indicou que, face ao ano de 2022, o enoturismo aumentou 27% no ano passado.

No ano passado, o enoturismo no Alentejo registou um total de 160.148 visitantes, quando, no ano anterior, tinha recebido 126.030 visitantes, o que significa que houve mais 34.118 turistas a procuraram programas vínicos na região em 2023, face a 2022.

De acordo com os dados recolhidos pela CVRA, “o mercado nacional lidera o «ranking» de visitantes, representando 50% do total de interessados” pelos Vinhos do Alentejo.

Além do "top 3", que aos portugueses junta turistas oriundos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), outros países “têm vindo a registar um crescimento assinalável” no que respeita às unidades de enoturismo na região.

De entre os diferentes itinerários disponíveis nos três distritos alentejanos – Rota de São Mamede (Portalegre), Rota Histórica (Évora) e Rota do Guadiana (Beja) –, “a Rota Histórica é a que apresenta o número mais elevado” de turistas, segundo a CVRA, que revelou ainda que “a Rota do Guadiana foi a que apresentou um maior crescimento (44%) face ao ano anterior”.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Música

Luís Trigacheiro lançou "Era Noite de Lua Cheia"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.