Voltar

Atualidade

Entrada na hora de inverno

Atualidade

Entrada na hora de inverno


Às duas da madrugada deste domingo, dia 25 de outubro, os relógios têm que ser atrasados 60 minutos, para a 1 hora, em Portugal continental e na Madeira. Nos Açores a hora muda da 1h para a meia-noite.

Dá-se assim início ao horário de inverno, em que os dias começam a ser mais pequenos e as noites, maiores. Em 2021, as mudanças de hora vão ocorrer nos dias 28 de Março e 31 de Outubro. Mas a mudança de hora poderá vir a realizar-se pela última vez nesse mesmo ano.

"No final de Agosto de 2018, o então presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propor o fim da mudança de hora na União Europeia. Em Março de 2019, o Parlamento Europeu pronunciou-se, em Estrasburgo, a favor da proposta, mas vários ministros nacionais, incluindo o português António Costa, manifestaram interesse em manter o actual horário bi-anual, razão porque os eurodeputados optaram, em reunião, por atrasar as medidas.

Segundo o parlamento, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a de inverno, embora devam coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, para salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno – a decisão deveria ter sido comunicada a Bruxelas até 1 de Abril de 2020. A proposta atual é, contudo, que a última mudança obrigatória para a hora de verão decorra no último domingo de Março de 2021, com os Estados-membros que prefiram manter o horário de Inverno a acertar também os relógios no último domingo de outubro. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis."



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.