Voltar

Atualidade

Exportações de vinho encerraram o ano com resultados positivos

Atualidade

Exportações de vinho encerraram o ano com resultados positivos


As exportações dos vinhos portugueses tiveram, no ano passado, um comportamento positivo, registando um aumento significante, em relação ao ano de 2019.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2020, verificou-se um aumento não só no volume, 5,3%, mas também no valor, 3,2%, com um resultado de 846 milhões de euros, mais 26 milhões de euros do que no período homólogo do ano anterior.

A contribuição mais significativa foi registada nos mercados do Brasil, França, EUA, Reino Unido e Canadá, que integram, deste modo, o top 5 dos mercados mais importantes.

Segundo a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estes resultados positivos das exportações de vinhos refletem “o bom desempenho do setor, a sua capacidade de resiliência e de adaptação, mas também as medidas que a todo o tempo o Governo, apresentou, em 2020, no sentido de dar respostas que ajudassem a minimizar os efeitos decorrentes desta crise provocada pela pandemia COVID-19. O Ministério teve um papel ativo, agiu rapidamente criando e previsibilidade aos viticultores e às empresas do setor e minimizar a perda de rendimento”.

Ao longo de 2020 foram várias as iniciativas desenvolvidas para apoiar este setor, Maria do Céu Antunes realça ainda que “sabendo da importância da internacionalização dos vinhos, num mercado muito competitivo, adiantámos ainda 5,5 milhões de euros na medida de promoção a países terceiros, e flexibilizámos as condições, tornando elegíveis ações canceladas, não penalizando projetos que não atinjam a taxa de execução previstas e prorrogando prazos de execução”.

Quanto às medidas previstas no Programa Nacional de Apoio, estas foram executadas na íntegra, tendo sido pagos 65,2 milhões em apoios comunitários.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.