Voltar

Cultura

Exposição "Chá da vovó" celebra 100 anos de SAM, na Biblioteca de Serpa

Cultura

Exposição "Chá da vovó" celebra 100 anos de SAM, na Biblioteca de Serpa

Foto: CM Serpa

“Chá da vovó”, de Samuel Azavey Torres de Carvalho, conhecido como SAM, é inaugurada amanhã, dia 20, na Biblioteca Municipal de Serpa, para o público jovem e adulto. As entradas nesta exposição, dedicada ao conhecido cartunista SAM, são gratuitas e a organização desta mostra é da responsabilidade da Câmara de Serpa.

Samuel Azavey Torres de Carvalho, nasceu em Lisboa, a 31 de janeiro de 1924, também conhecido por SAM, foi um cartunista português célebre pelo personagem "Guarda Ricardo". Filho de pai português e mãe hebraico-italiana, SAM teve três filhos e nove netos.

SAM era um "artista que procurava chamar a atenção para os problemas do Mundo contemporâneo, no qual os elementos comuns, nomeadamente, da natureza, estavam em extinção devido à alienação das comunidades humanas: «Para quem vive na cidade de betão, numa pequena célula de vidro e plástico e, ao ritmo das suas apreensões e do pulsar dos computadores, se move ao longo dos corredores metálicos que se dirigem para o futuro, uma borboleta é um ser extinto. Neste caminhar ansioso por entre paredes polidas, não se olham borboletas nem se ouve delas qualquer sinal. Retidas no outro mundo, ficaram-se pelo passado, sepultadas como coisa morta»",  pode ler-se na informação divulgada na exposição "O Museu de Sam", de 1982, na Fundação Calouste Gulbenkian.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.