Voltar

FACECO 2014: Colóquio \"Produtos do Mar, distintos e insubstituíveis\"

FACECO 2014: Colóquio \"Produtos do Mar, distintos e insubstituíveis\"


Decorreu ao início da tarde do primeiro dia da FACECO 2014 o colóquio "Produtos do Mar, Distintos e Insubstituíveis". 

O colóquio, que decorreu no Auditório da FACECO,  teve como principal objetivo divulgar e discutir as estratégias de valorização dos produtos do mar e contou com as presenças de Ana Soeiro  da QUALIFICA - Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses,  Telma Guerreiro que apresentou a organização TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e ainda João Cavaleiro Ferreira da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A iniciativa decorreu da concretização da estratégia municipal para a valorização dos produtos do concelho de Odemira com maior tipicidade e potencialidades económicas, onde os produtos do mar assumem particular relevância, nomeadamente o polvo e os percebes.

As apresentações e debates foram centrados na importância da valorização, certificação, qualificação e certificação dos vários produtos de origem alentejana em especial dos produtos do mar, tendo sido dado como exemplo um projeto pioneiro em Portugal, apresentado por Telma Guerreiro, o "Cabaz do Mar", que leva pescado fresco da costa e vendido a um preço justo para quem pesca e para quem consome pretendendo assim contribuir para a valorização do pescado, para a promoção da identidade das comunidades piscatórias, fomentando as relações de proximidade entre quem pesca e quem consome, estabelecendo um circuito curto de comercialização. Um projeto que a pouco e pouco vai tendo a sua importância assimilada pelos próprios pescadores.

A FACECO 2014 é dedicada ao tema "Produtos Locais", no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar. O certame é promovido pelo Município de Odemira e decorre de 18 a 20 de Julho.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.