Voltar

Federação Nacional dos Médicos anuncia greve em 17 e 18 de outubro

Federação Nacional dos Médicos anuncia greve em 17 e 18 de outubro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou uma nova greve, em 17 e 18 de outubro, em resposta à posição do Governo de "legislar unilateralmente" o novo regime de dedicação plena, sem a concordância dos sindicatos.

Justificando a nova greve nacional, a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, disse, à saída da sétima reunião negocial extraordinária no Ministério da Saúde, que o Governo "vai legislar unilateralmente, sem a concordância dos sindicatos", o novo regime de dedicação plena e a grelha salarial associada, "agravando as condições de trabalho" dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em comunicado, a FNAM adianta que a greve será pautada por concentrações regionais em frente às unidades de saúde. Lembra esta estrutura sindical que já tinha agendado dois dias de greve nacional para 14 e 15 de novembro e uma manifestação à porta do Ministério da Saúde, em Lisboa, para 14 de novembro.

As negociações entre Governo e sindicatos dos médicos iniciaram-se em 2022 sem que as partes tenham chegado a consenso em matérias fulcrais como os aumentos salariais e a dedicação plena.

"Não podemos aceitar", argumentou a presidente da FNAM, rejeitando aumentos salariais "de pouco mais de 100 euros" para todos os médicos.

A FNAM contesta também que "parte variável" do salário dos médicos de família (que trabalham nos centros de saúde) passe "a depender do número de exames ou prescrições terapêuticas", com "potencial ingerência na prática clínica e prejuízo consequente para os utentes".

A estrutura, que está a mobilizar os médicos para não excederem o "limite legal" das atuais 150 horas extraordinárias anuais, pretende congregar outros sindicatos, associações e a Ordem dos Médicos para desenvolver novas ações em defesa da carreira médica e do SNS.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.