Voltar

Atualidade

Fernando Mamede faleceu esta terça-feira

Atualidade

Fernando Mamede faleceu esta terça-feira

Foto: A Bola

Fernando Mamede, um dos maiores nomes da história do atletismo português, morreu esta terça-feira, devido a complicações do foro cardíaco. Natural de Beja, onde nasceu a 11 de novembro de 1951, foi recordista mundial dos 10.000 metros, ídolo de uma geração e protagonista de uma carreira marcada tanto pela excelência desportiva como pela permanente luta interior. Tinha 74 anos.

Fernando Mamede começou a sua carreira desportiva no futebol, tendo o sonho de um dia representar a equipa do seu coração, o Sporting Clube de Portugal.

A passagem para o atletismo dá-se no dia em que participa no Campeonato Distrital de Corta-Mato, realizado em Beja. O jovem Mamede vence a prova, e de forma convincente, suficiente para ganhar o gosto pela modalidade, que não mais largaria.

Primeiro no desporto escolar e depois ao serviço do Sporting, que o convida para o clube, logo a seguir a uma vitória sua nos 1000 metros, à frente de vários atletas federados.

O jovem de Beja nem hesita e assina de imediato pela sua equipa de sempre. Apesar de representar oficialmente os Leões, continuou a residir na sua terra natal, até perfazer 18 anos de idade.

Entre muitos outros feitos, ficou para a história do atletismo português o ano de 1984. Fernando Mamede torna-se no recordista mundial dos 10 000 metros, numa corrida em que bateu o seu colega português e do Sporting, Carlos Lopes, na capital sueca, Estocolmo. Os dois acabaram a dar a volta à pista de mãos dadas.



PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

António Zambujo lança “Oração ao Tempo” com Caetano Veloso

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.