Voltar

Cultura

Festival Futurama apresenta música e artes na capital de distrito

Cultura

Festival Futurama apresenta música e artes na capital de distrito

Beja recebe hoje, e amanhã, a primeira edição do Festival Futurama, que propõe diversas iniciativas na área da música, artes, performance, com destaque para a ligação entre tradição e contemporâneo.

Beja recebe a performance do coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco, resultado do "workshop" com os alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia, nesta sexta-feira, dia 7, assim como a instalação comissionada da artista plástica Wasted Rita, a estreia da colaboração de Filipe Sambado com a espanhola Yamila, uma performance participativa de Cláudia Dias, uma noite a cargo de Nídia, pela primeira vez no Alentejo, e ainda a estreia portuguesa do filme “O Novo Evangelho”, de Milo Rau, neste sábado, dia 8.

Lembramos que em todos os fins de semana do Festival, o concerto Cantexto, que nasce da interação de escritoras e escritores portugueses com grupos corais de cante alentejano, apresenta novas palavras e musicalidades criadas de propósito para a ocasião, através de diferentes vozes.

Os encontros entre Hélia Correia & Grupo Coral Guadiana, José Luís Peixoto & Grupo Coral de São João dos Caldeireiros, Patrícia Portela & Os Moços da Aldeia, Valério Romão & Cantadores do Desassossego estão no programa.

Juntam-se, ainda, Matilde Campilho & Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Gonçalo M. Tavares & Grupo Coral da Academia de Serpa, Djaimilia Pereira de Almeida & As Ceifeiras de Entradas e Tiago Rodrigues & Os Ganhões de Castro Verde.

Nas palavras do diretor artístico e programador John Romão, citado no comunicado da organização, a primeira edição do Festival Futurama “propõe uma nova vibração artística que se faz de cruzamentos de artistas de imenso prestígio, que viajam pelos mais prestigiados teatros, museus, centros culturais e festivais do País e do Mundo, e que ganham, a partir de agora, no Baixo Alentejo, uma nova casa e laboratório para experimentarem com outros artistas, outras práticas e o património tão rico desta região”.

O Futurama é financiado pela Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura, e as câmaras municipais de Beja, Castro Verde, Mértola, Serpa, Vidigueira, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Fundação Millennium BCP.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.