Voltar

Cultura

FITA em Beja, feriado municipal em Moura e festas em Mértola neste sábado, 24

Cultura

FITA em Beja, feriado municipal em Moura e festas em Mértola neste sábado, 24

24 de junho é dia para ver as propostas do FITA, em Beja, e de aproveitar as sugestões de Moura, que celebra nesta data o seu feriado municipal. Mértola e a Casa do Alentejo, em Lisboa, que recebe o concelho de Odemira, são ideias, igualmente, para o seu fora de casa neste sábado, 24.

No antigo hospital da Misericórdia de Beja, o Festival Internacional de Teatro do Alentejo, o FITA, apresenta mais uma proposta da vasta programação agendada para esta 10.ª edição, que decorre até 1 de julho, em vários concelhos do Alentejo.

Hoje, 24 de junho, é dia para ver “3 pessoas, 3 histórias, 1 espaço”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Beja (CADAC), às 21h30.

O FITA apresenta em 2023, um total de 21 espetáculos de companhias portuguesas e de mais sete países ibero-americanos. Recordamos que o país convidado desta edição é o Uruguai.

O FITA é uma organização da companhia de teatro Lêndias d’Encantar, de Beja, e passa pelos municípios de Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo, Mértola (todos no distrito de Beja), Arraiolos (Évora), Ponte de Sôr (Portalegre) e Santiago do Cacém (Setúbal).

Moura celebra hoje, 24 de junho - Dia de São João -, o seu feriado municipal.

O dia começa com a oferta de manjericos, no Jardim Dr. Santiago. Às 17h00, a Paróquia de São João Baptista realiza um Arraial, na Praça Sacadura Cabral.

Às 18h00 há concerto do projeto Gera Cante, com a Orquestra Geração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova.

À noite, às 21h00, a Marcha Popular da Vidigueira vem desfilar à Praça Sacadura Cabral e, à meia noite, há lançamento de fogo-de-artifício.

As Festas da Vila de Mértola cumprem o último fim de semana de realização. Lembramos que as festividades são dedicadas a São João, padroeiro de Mértola.

Nesta sábado, 24, a festa continua com as atuações de Julinho KSD e Miguel Azevedo, dois artistas de destaque no panorama musical atual.

Para encerrar, no domingo, 25, há sardinhada, um momento tradicional que atrai sempre muitos residentes de todo o concelho de Mértola.

Com o objetivo de apostar na promoção do que de melhor se faz no concelho, Odemira associa-se às comemorações dos 100 anos da Casa do Alentejo, que comemora este ano o seu Centenário sob o lema “Por Amor ao Alentejo”. O Dia de Odemira está reservado para este sábado, 24.

O Município leva a Lisboa o melhor da região, promovendo espetáculos de música tradicional, mostra de artesanato e artes plásticas e degustação de produtos locais. Durante a manhã de sábado, no icónico Pátio Árabe, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes dá as boas-vindas a um dia dedicado à promoção do território, com uma exposição coletiva de artes plásticas e artesanato local e prova de produtos regionais.

Após um almoço convívio, aberto a todos os odemirenses, simpatizantes da região e população em geral, a tarde será dedicada à cultura, com destaque para os espetáculos dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso de São Martinho das Amoreiras e do grupo musical Atar e Pôr ao Fumeiro, assim como a presença de poetas populares do concelho. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.