Voltar

Flora invasora no Sudoeste é tema de palestra

Flora invasora no Sudoeste é tema de palestra


"Flora Invasora no Sudoeste" é o mote para umas jornadas técnicas que vão decorrer, hoje, no auditório da Associação de beneficiários do Mira, em Odemira.

Durante a manhã vai ser feita a apresentação da problemática local das plantas invasoras, a cargo de Elisabete Marchante, investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

A intervenção começa com uma contextualização ao nível de conceitos, impactes ambientais e legislação em vigor, seguindo-se a identificação das principais espécies que ocorrem na região, a descrição das etapas de gestão a apresentação de metodologias de controlo.

A componente teórica das jornadas termina com a apresentação da Plataforma de mapeamento nacional das plantas invasoras. Para a tarde está agendada uma saída de campo para identificação das principais espécies de plantas invasoras. 

Acácia, Mimosa, Canas ou o Chorão-da-praia são algumas das espécies invasoras que, sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam.

São plantas com grande capacidade reprodutiva, de dispersão e de resistência, com crescimento rápido e fácil adaptação. Considera-se que os prejuízos das espécies invasoras equivalem a 5% da economia mundial. 


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Música

Virgem Suta têm música nova intitulada “Dois Dias”

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.