Voltar

"Fluxos migratórios já acontecem durante todo o ano"

"Fluxos migratórios já acontecem durante todo o ano"


Carlos Graça, o responsável pela Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disse, em entrevista, à Voz da Planície que o fenómeno do trabalho imigrante deixou de ser sazonal, porque os fluxos migratórios passaram a verificar-se durante todo o ano.

O fenómeno do trabalho imigrante acentuou-se, na região, com o início de Alqueva e a tendência é para aumentar, afirmou Carlos Graça, frisando que as autoridades passaram a ter de se preocupar, durante todo o ano, com as questões que os fluxos migratórios levantam, relacionadas sobretudo com situações de exploração e tráfico humano.

Se no início, os imigrantes vinham, na sua grande maioria, dos países de Leste, hoje, a realidade é bem diferente e chegam essencialmente da Índia e do Paquistão e tem de se ter em atenção a integração destas pessoas nas comunidades que as recebem. Para além de contribuírem para o repovoamento do Alentejo ajudam no desenvolvimento económico da região e atualmente, no distrito, pode referir-se como exemplo, o concelho de Odemira onde têm sido adotadas boas-praticas, com bons resultados, na integração de imigrantes, assim como a empresa Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo. Estas afirmações são também, de Carlos Graça.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.