Voltar

Sociedade

Futurama leva cante alentejano e literatura portuguesa à Feira do Livro de Madrid

Sociedade

Futurama leva cante alentejano e literatura portuguesa à Feira do Livro de Madrid

Neste sábado, 27 de maio, 114 artistas rumam à capital espanhola para dar a conhecer o Cantexto, projeto original do Futurama.

Neste sábado, o Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo leva o seu projeto original mais representativo da cultura da região alentejana, o Cantexto, à programação da Embaixada de Portugal em Espanha na 82.ª edição da Feira do Livro de Madrid.

A menos de um ano desde a sua estreia no Festival Futurama 2022 – que regressa para a sua segunda edição em junho deste ano –, o concerto que coloca em diálogo a literatura contemporânea e o tradicional Cante Alentejano viaja à capital espanhola com 114 artistas, dentre 6 grupos corais de cante alentejano de Serpa, Mértola e Beja e a autora Matilde Campilho, naquela que é a primeira internacionalização do Futurama.

Fusão das palavras "cante" e "texto", o Cantexto oferece novas composições ao repertório do Cante Alentejano, género de canto tradicional da região do Alentejo, no sul de Portugal, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A partir de textos encomendados a escritores portugueses contemporâneos, posteriormente musicados para os grupos corais por Armando Torrão e Paulo Ribeiro, atualizam-se os temas comumente explorados nas poesias orais do Cante – a vida rural, o amor, a religião –, cruzando-os com preocupações e contextos contemporâneos – a memória, as migrações, o futuro, a natureza.

Neste sábado, 27 de maio, em Madrid, o Cantexto apresenta-se em dois espaços emblemáticos da cidade: no Parque do Retiro, pelas 17h30, terá lugar um desfile com os grupos corais participantes; na Casa de América, às 19h00 e com entrada livre, ouvem-se as criações literárias de Gonçalo M. Tavares, Valério Romão, Patrícia Portela, Hélia Correia, José Luís Peixoto e Matilde Campilho, pelas vozes do Grupo Coral e Etnográfico Sénior da Academia de Serpa, Os Cantadores do Desassossego, Grupo Coral Moços da Aldeia, Grupo Coral Guadiana de Mértola, Grupo Coral Os Caldeireiros de São João e Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, respetivamente. Sobem ao palco, ainda, a escritora Matilde Campilho, o professor António Saez Delgado e a jornalista Lara López, para uma conversa sobre as artes da palavra e as relações entre o passado e o presente, a tradição e o novo.

Com direção artística do encenador e programador cultural John Romão, o Futurama firma-se, cada vez mais, como um agente fundamental para a dinamização da criatividade no, do e a partir do Baixo Alentejo – que se torna, ao mesmo tempo, ponto de convergência de artistas prestigiados mundo afora e ponto de difusão internacional das práticas e identidades locais. A sua presença na histórica Feira do Livro de Madrid, fruto da colaboração com a Embaixada, é, assim, testemunha de que aquilo que acontece no Baixo Alentejo não fica só no Baixo Alentejo.

O Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo é financiado pela Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura da República Portuguesa, com o apoio estratégico da Fundação Millennium BCP e com alto patrocínio da Presidência da República. Para a apresentação em Madrid, conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Mértola, Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Embaixada de Portugal em Espanha e o apoio à internacionalização da Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.