Voltar

Ambiente

Grupo «Vamos salvar os sobreiros» envia cartas ao ministro do Ambiente contra abate de árvores protegidas

Ambiente

Grupo «Vamos salvar os sobreiros» envia cartas ao ministro do Ambiente contra abate de árvores protegidas


O grupo de cidadãs e cidadãos independentes «Vamos salvar os sobreiros» enviou uma carta aberta e entregou em mão outra missiva ao ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, expondo os seus argumentos contra o que consideram um «crime ambiental» previsto para Morgavel, no concelho de Sines.

A primeira carta foi lida na marcha de protesto realizada em Lisboa, a 26 de Agosto e a segunda foi entregue três dias depois ao governante responsável pela pasta do Ambiente.

As duas cartas têm em vista a revogação do despacho ministerial que permite à EDP o abate de árvores protegidas de acordo com a legislação vigente em Portugal, bem como encontrar outra solução que não implique o abate de mais árvores protegidas para a construção de projetos de energias renováveis.

Segundo o grupo, mais de 12.400 pessoas já assinaram desde 1 de agosto uma petição rejeitando o planeado abate de 1.821 sobreiros em Morgavel, para onde a EDP tem um projeto de central eólica.

«Vamos salvar os sobreiros» denuncia que, desde 2017, segundo dados oficiais, o governo já emitiu 44 declarações de «imprescindível utilidade pública», implicando o abate de 13.163 sobreiros e 72.433 azinheiras, «num total de 85.596 árvores protegidas, numa área de 367 hectares, para implementar projetos ditos estratégicos, um pouco por todo o País».



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.