Voltar

Sociedade

Há “mais abertura para os problemas da região”

Sociedade

Há “mais abertura para os problemas da região”


Representantes da Plataforma Alentejo têm sido recebidos, nas últimas semanas, por membros do Governo, deputados eleitos pelos círculos do Alentejo e grupos parlamentares da Assembleia da República. Nestes encontros não houve “compromissos assumidos, mas foi encontrada uma maior abertura para os problemas da região”, afirma Filipe Pombeiro, porta-voz da Plataforma Alentejo.

Nas reuniões realizadas têm sido apresentadas, “de forma mais desenvolvida, as propostas da Plataforma, a justificação técnica das mesmas e sublinhada a importância da sua inscrição no PNPOT - Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território e no PNI2030 - Programa Nacional de Investimentos atendendo a que, sendo fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a coesão de toda a região do Alentejo, são, sobretudo, estratégicas estruturantes para Portugal e para as suas ligações com o hinterland espanhol e a Europa, pelo que devem ser consideradas prioritárias e de interesse nacional.”

A Plataforma Alentejo já se reuniu com os ministros do Ambiente e do Planeamento e Filipe Pombeiro avançou que Pedro Marques não assumiu qualquer compromisso, por se estar em período de auscultações do PNPOT e do PNI2030. Acrescentou que só daqui a meses será possível saber se alguma proposta foi contemplada. Filipe Pombeiro frisou contudo, que se encontrou mais abertura para os problemas da região.

A Plataforma Alentejo congratula-se, também, com o êxito do 2º Congresso do Movimento Melhor Alentejo, evento no qual uma delegação deste movimento teve a oportunidade de se encontrar e entregar ao presidente da República os últimos trabalhos técnicos apresentados na sessão/debate que teve lugar no NERBE/AERBAL, no passado dia 12 de Setembro. Sobre este encontro, Filipe Pombeiro afirma que Marcelo Rebelo de Sousa se comprometeu a levar os problemas da região a quem de direito.

A Plataforma Alentejo destaca ainda, a disponibilidade manifestada, até ao momento, pelos sete deputados eleitos pelos círculos do Alentejo, já contactados, para subscreverem este movimento e a sua “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.