Voltar

Hepatite: "Beja e Évora com valores um pouco acima da média nacional"

Hepatite: "Beja e Évora com valores um pouco acima da média nacional"


Na data em que se assinala o Dia Mundial contra as Hepatites, com o lema: "Elimine as Hepatites", revelamos que as consultas de Beja e Évora apresentam valores "um pouco acima da média nacional", tal como afirma o hepatologista, na ULSBA, Carlos Monteverde.

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado provocada, tradicionalmente, por uma infeção viral e existem cinco tipos principais do vírus: A, B, C, D e E, que podem causar infeção, inflamação do fígado, levar a cirroses e ao cancro hepático. As hepatites B, C e D surgem pelo contacto com fluídos corporais infetados, enquanto que a A e a E é por ingestão de água ou alimentos contaminados. 

Depois de saber mais sobre esta doença importa recordar que a celebração do Dia Mundial contra as Hepatites visa clarificar aspetos importantes referentes à infeção, sublinhar a sua prevalência a nível mundial e sensibilizar para a necessidade de investir na prevenção. 

No contexto desta celebração, do Dia Mundial contra as Hepatites, a Voz da Planície ouviu o médico hepatologista, na ULSBA, Carlos Monteverde, sobre a realidade da região, tendo o mesmo frisado que as consultas de Beja e Évora apresentam valores "um pouco acima da média nacional" e explicado porquê.

No âmbito da saúde mundial a hepatite é uma doença prioritária, sendo que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infeções crónicas por hepatite B e 170 milhões de hepatite C. Uma em doze pessoas sofre de hepatite. Esta doença causa a morte a cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano. Por tudo isto, nunca é demais recordar que "prevenir é o melhor remédio" e no caso da hepatite ainda mais, porque normalmente a doença não apresenta sintomas. As declarações são também, do médico hepatologista Carlos Monteverde.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.