Voltar

Sociedade

Hoje celebra-se o Dia Internacional das Migrações

Sociedade

Hoje celebra-se o Dia Internacional das Migrações


O Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante é celebrado anualmente a 18 de dezembro. A propósito desta data, instituída em 2000, recordamos que o concelho de Beja tem um Plano Municipal para a integração de migrantes e que está a ser instalado na capital de distrito o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e em vigor desde 2016, apresenta 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Assegurar a segurança da migração e implementar políticas que a tornem ordenada e regular são metas do objetivo 10 para reduzir as desigualdades.

Em Beja, o Alto Comissariado para as Migrações, após assinatura de protocolo com a Câmara Municipal, instalou recentemente o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes. Neste sentido, para perceber melhor o trabalho que aqui será desenvolvido, conversámos com a Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, que afirma que "atrair população e retê-la é fundamental para a vida, em especial do Interior do país”.  Neste dia recordamos as palavras da Alta Comissária para as Migrações quando refere que “todos os dados recolhidos indicam que os migrantes contribuem muito mais para o nosso sistema de segurança social do que beneficiam dele”, e que são “um contributo fundamental face à nossa realidade demográfica”, tornando-se evidente que é muito importante “naturalizar” a migração como um processo normal na vida em sociedade.

Relativamente ao funcionamento do CNAIM, este ainda está em fase de instalação, porém prevê-se que esteja em pleno no início do próximo ano. A Alta Comissária deixa a informação de que, para responder a questões imediatas ou para algum tipo de apoio especializado, o Centro disponibiliza o e-mail cnaim.beja@acm.gov.pt. Na Cáritas de Beja também está a funcionar um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). 

O Plano Municipal de Beja para a integração de Migrantes também existe e já tem concluído diagnóstico e está a iniciar as atividades no âmbito da integração de migrantes. São várias as áreas de intervenção e promovem-se diversas atividades, nomeadamente, a aprendizagem da língua, a integração das crianças nas escolas e evitar o que se está a passar em “termos de condições de trabalho e de condições habitacionais”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.