Voltar

Saúde

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue. Associação de Beja faz cerca de 50 colheitas por ano

Saúde

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue. Associação de Beja faz cerca de 50 colheitas por ano

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente a 14 de junho, em todos os países. Em Beja, a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue faz cerca de 50 colheitas por ano, dando o seu contributo para as reservas necessárias a tratamentos e intervenções urgentes.

"A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é fundamental. O sangue é vital em todo o tipo de emergências - desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros -, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários", é referido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a propósito desta data.

O Dia Mundial do Dador de Sangue tem como tema, em 2023, “Dar sangue, dar plasma, partilhar a vida, partilhe frequentemente” e centra-se nos "doentes que necessitam de apoio de transfusões durante toda a vida e releva o papel que cada pessoa pode desempenhar, dando a valiosa dádiva de sangue ou plasma".

"Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, os hospitais e os doentes estão dependentes da disponibilidade dos dadores. Os dadores de sangue constituem-se, assim, como um elemento fulcral para salvar vidas", lembra a OMS.

Em Beja, a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue, que celebrou, no passado mês de abril, 51 anos de existência, contribui para esta causa, a das reservas necessárias para tratamentos e intervenções urgentes, "fazendo cerca de 50 colheitas por ano", tal como refere Francisco Reis, desta entidade.

Neste contexto, recordamos que os requisitos para ser um dador de sangue são apenas três: ter pelo menos 50 quilos, idade igual ou superior a 18 anos e ser saudável.

Se quiser fazer a sua dádiva dirija-se a uma unidade de recolha, que pode ser um hospital, centro de saúde, bombeiros, unidades móveis, centros regionais do Instituto Português do Sangue e associações de dadores de sangue, como é o caso da que existe em Beja.

No Hospital José Joaquim Fernandes de Beja está o Serviço de Imunohemoterapia e na próxima semana, no programa “Saúde por si”, da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), será dado a conhecer, através da sua diretora de serviço, a médica Cláudia Norte, como estão as reservas, lembrando que, com o aproximar do verão, é preciso continuar a contribuir com a sua dádiva, no sentido de se manterem as disponibilidades existentes.

Salienta, ainda, a OMS que "o Dia Mundial do Dador de Sangue foi criado com o objetivo de sensibilizar para a importância e necessidade de sangue, enfatizar o papel dos dadores de sangue voluntários e não remunerados e apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, as organizações de dadores de sangue e outras organizações não governamentais no reforço e expansão dos seus programas voluntários de dadores de sangue". 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.