Voltar

Atualidade

Homenagem aos bombeiros marca celebrações em Beja do Dia da Proteção Civil

Atualidade

Homenagem aos bombeiros marca celebrações em Beja do Dia da Proteção Civil

Uma exposição em homenagem aos bombeiros voluntários e o lançamento de um jogo ‘online’ sobre riscos e comportamentos de prevenção e autoproteção vão marcar as celebrações em Beja do Dia Internacional da Proteção Civil, neste mês de março. 

Segundo a Câmara de Beja o mês na cidade será dedicado à “causa” e à “evidente importância na vida de todos” da Proteção Civil. 

As celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado hoje, 1 de março, vão começar às 10h00, com a inauguração da exposição “Bombeiros de Beja - Uma viagem ao Passado”. 

A exposição pretende homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros de Beja e a respetiva corporação, através de uma viagem pelos “momentos mais marcantes” dos seus 132 anos de história, explicou o município. 

“Honrar a história do corpo de bombeiros é dignificar homens e mulheres que puseram a sua vida ao serviço dos outros”, frisou, referindo que a exposição é “uma homenagem mais do que merecida, sempre que se comemora o Dia Internacional da Proteção Civil”. 

A exposição vai estar patente ao público, durante o mês, na sala de exposições da Casa da Cultura e na cafetaria da Biblioteca Municipal de Beja. 

Rodeia Machado, presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Beja relembra que “o dia da proteção civil é todos os dias”, destacando que “a proteção da população” é a grande prioridade dos agentes de proteção civil.

Ainda no âmbito das comemorações, no dia 12 de março, a partir das 15h30, os interessados vão poder percorrer os locais dos grandes incêndios ocorridos em Beja, através da visita “Pela cidade, atrás do fogo”, guiada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja. 

Já o jogo ‘online’ sobre a proteção civil “Superherói por um Dia”, vai ser lançado no dia 15, nos agrupamentos de escolas do concelho e no sítio de Internet da Câmara de Beja. 

O jogo pretende sensibilizar a população para diferentes riscos e para a adoção de comportamentos de prevenção e de autoproteção, explicou o município. 

Entre os dias 22 e 29, das 10h00 às 12h00, vai decorrer a ação de rua “Os riscos na tua cidade”, destinada à comunidade em geral. 

Através da ação, os participantes vão ter a oportunidade de ser agentes de proteção civil e participar no registo de situações de risco existentes na cidade de Beja. 

No distrito de Beja, Ferreira do Alentejo assinala a data com uma cerimónia de reconhecimento aos profissionais de saúde e proteção civil que têm estado na linha da frente do combate à pandemia covid-19. A iniciativa realiza-se no próximo sábado, às 16h00, no largo dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo. Marca presença o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. 

Em Odemira também se realizam diversas atividades para celebração da efeméride, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a importância de prevenção. Estão previstas ações sobre evacuação, mostra de meios operacionais e ativação da Linha Municipal de Proteção Civil, um serviço gratuito disponibilizado para as ocorrências. 

Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.